Arte

‘Festival do Rio’: 9 filmes que passaram pela mostra para ver por streaming

Redação Hypeness - 10/12/2021

O Festival do Rio está de volta! Entre os dias 9 e 19 de dezembro, as salas de cinema do Rio de Janeiro recebem alguns dos filmes mais aguardados do momento, como as estreias de “Madres Paralelas”, de Almodóvar e “Medida provisória”, de Lázaro Ramos; além de premiados como Benetta, do holandês Paul Vehoeven, e “Memória”, de Apichatpong.

Mas calma que tem programação online que pode ser vista de todo o Brasil pelo streaming do hub de cinema Telecine. A Cinelist Festival do Rio chega chegando toda linda com alguns dos grandes filmes que passaram por edições passadas, incluindo a primeira edição online do festival, que aconteceu em julho deste ano.

Confira 9 títulos que valem entrar para sua lista – e um bônus no final!

Bela Vingança (estreia em 18/12)

Cassie (Carey Mulligan) é uma mulher inteligente e astuta que tem seu futuro promissor arruinado por um evento misterioso. Para lidar com seus traumas, ela passa a ter uma vida dupla secretamente, frequentando bares todas as noites e fingindo estar bêbada, buscando se vingar de homens mal-intencionados. Mas tudo muda quando um encontro inesperado lhe dá a chance de corrigir os erros do passado.

Elas no Oscar 2021: Bela vingança (Promising Young Woman)

O Mauritano

A história real da luta de Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) pela liberdade após ficar preso injustamente por mais de uma década. Já sem esperanças, ele conhece a advogada de defesa Nancy Hollander (Jodie Foster), que entra no caso disposta a fazer justiça. Junto a seu associado Teri Duncan (Shailene Woodley), Nancy reunirá provas inéditas que ajudarão a tirar Slahi de trás das grades. Dirigido por Kevin Macdonald e indicado a 5 categorias do BAFTA, incluindo Melhor Filme.

It's like a wonderful nightmare — Tahar Rahim in The Mauritanian (2021) Trailer #1

Druk – Mais Uma Rodada

Martin (Mads Mikkelsen), Tommy (Thomas Bo Larsen), Nikolaj (Magnus Millang) e Peter (Lars Ranthe), são quatro professores de ensino médio que estão insatisfeitos com a parte social e profissional de suas vidas. Para contornar isso, eles decidem testar a teoria de que, ao manter um teor constante de álcool no sangue, suas vidas melhorarão. Tudo parece correr bem no experimento, mas rapidamente as coisas começam a sair do controle dos amigos. Dirigido por Thomas Vinterberg e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

patron saint of mediocrity — Mads Mikkelsen in Druk dir. Thomas Vinterberg

Slalom – Até O Limite

Lyz, uma jovem de 15 anos, rapidamente se transforma na prodígio de uma prestigiada equipe de esqui comandada pelo ex-campeão Fred. No entanto, além da pressão por causa de sua posição, ela é abusada pelo treinador e seus sonhos começam a ruir.

Quo Vadis, Aida?

Aida Selmanagic (Jasna Djuricic) é uma tradutora que trabalha em uma missão da ONU na pequena cidade de Srebrenica. Quando a região é dominada pelo exército sérvio, milhares de cidadãos buscarão abrigo no acampamento da ONU onde ela trabalha, incluindo sua própria família. Enquanto lida com as negociações que envolvem o conflito diplomático, Aida fará de tudo para tirar seus filhos do meio do fogo cruzado. Dirigido por Jasmila Zbanic, o longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Quo Vadis Aida Srebrenica GIF - Quo Vadis Aida Srebrenica Genocide - Discover & Share GIFs

Dias Melhores

A estudante Nian (Dongyu Zhou) se concentra para as provas finais que vão definir seu futuro acadêmico, mas precisa lidar com a ausência da mãe e o constante bullying que sofre por parte de suas colegas. Enquanto volta da escola, ela acaba conhecendo Xiao Bei (Jackson Yee), um jovem misterioso que passa a protegê-la, e uma amizade improvável surge entre eles. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

shaonian de ni | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

A Candidata Perfeita

Filha de um músico rebelde, a jovem médica Maryam Alsafan decide se candidatar às eleições municipais de uma pequena cidade na Arábia Saudita. Sua decisão abala a cultura conservadora da região e acaba afetando também a sua família. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

THE PERFECT CANDIDATE | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Noite de Reis

Um jovem criminoso (Bakary Koné) é transferido para “La Maca”, uma prisão na Costa do Marfim totalmente dominada por seus prisioneiros. Lá, prestes a surgir a Lua Vermelha no céu, o governante dos detentos (Steve Tientcheu) submete o rapaz recém-chegado a um ritual. Para sobreviver, ele deve contar uma história que vai da noite ao amanhecer.

Verão de 85

Em um verão na década de 80, Alexis (Félix Lefebvre) comemora seu aniversário de 16 anos no mar da costa da Normandia, quando é heroicamente salvo pelo jovem David (Benjamin Voisin). Os dois rapidamente desenvolvem uma amizade que transforma a vida de Alexis em diversos assuntos da vida, como arte, amizade e orientação sexual.

Quer saber ?: " Verão de 85" OU Ligações Perigosas

Bônus!

Para quem está no Rio de Janeiro, a boa é aproveitar a Sessão Telecine do longa Benedetta, em cartaz na programação do Festival do Rio. Depois de uma passagem toda trabalhada no luxo por São Paulo, onde foi exibido no 29º Festival MixBrasil, levando o prêmio de público para melhor filme estrangeiro, o filme de Paul Vehoeven chega ao festival e ao circuito de cinemas.

lgbt animation, movies, TV, games, pop culture — Watch First Trailer " Benedetta – Official Trailer

O longa será exibido no sábado, dia 11, às 18h45, no Reserva Cultural Niterói 3; na terça, dia 14, às 21h45, no Estação NET Botafogo 1; e no sábado, dia 18, às 16h, no Estação NET Gávea 5. O filme chega aos cinemas de todo o Brasil, com distribuição da Imovision, em 13 de janeiro.

Recentemente, o filme também foi escolhido pela revista Cahiers du Cinèma como um dos 10 melhores longas lançados na França em 2021. E, também, na lista dos 5 melhores filmes estrangeiros do National Board of Review (EUA).
 Benedetta parte de uma figura real, a freira católica mística e lésbica Benedetta Carlini, que viveu na Itália da Contrarreforma. Nascida em 1590, numa família de classe média, entrou para o Convento de Madre de Deus, em Pescia. Logo depois, começou a ter visões de homens que a tentavam matar, e por isso é assistida por uma irmã, que passou a dividir o quarto com ela. As duas se tornam ainda mais próximas, e surgindo um romance entre elas.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.