Ciência

Fungos subterrâneos serão mapeados pela 1ª vez na história e podem trazer novas descobertas

Redação Hypeness - 13/12/2021

Por baixo da terra em que caminhamos há milhões e bilhões de bactérias e outros seres vivos que impactam diretamente o mundo em que vivemos. Os fungos costumam ser até esquecidos nas aulas de ciências, mas representam parte importante da sustentação da vida na Terra e, agora, pesquisadores desejam entender melhor como funcionam os seres do reino Funghi que vivem debaixo do solo.

– Humanos teriam evoluído de macacos que comiam cogumelos psicodélicos?

Fungos cumprem papel ao se ligar com raízes de plantas

Um financiamento no valor de US$ 3,5 milhões foi direcionado à Sociedade para a Proteção de Redes Subterrâneas (SPUN), que deseja explorar redes subterrâneas de fungos ao redor de todo o planeta.

Participarão da pesquisa cientistas da  Holanda, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e e do Reino Unido. Durante 18 meses, eles irão coletar informações sobre mais de 10 mil locais no mundo todo para entender a função das redes micorrízicas nos ambientes.

– Este grupo online dedicado a compartilhar as maravilhas da botânica é incrível

As redes micorrízicas são conexões entre um fungo e raízes ou entre um fungo e outros fungos, que atuam em uma colaboração mútua que ajuda ambos os seres.

“Ao longo de sua evolução de 475 milhões de anos, as redes micorrízicas desenvolveram habilidades que moldaram o mundo dos vivos. Ecossistemas subterrâneos são surpreendentemente diversos e permanecem em grande parte inexplorados”, afirmam os idealizadores do projeto.

Os fungos são o segundo maior “sumidouro” de dióxido de carbono do planeta e podem ser cruciais para a conservação do meio ambiente.

– Autor de livro sobre cogumelos deixa que os fungos comam seu livro para depois comê-los 

“Compreender melhor os ecossistemas subterrâneos é uma grande oportunidade para iniciativas de biodiversidade e clima. Redes fúngicas sustentam a vida na Terra. Se as árvores são os ‘pulmões’ do planeta, as redes de fungos são os ‘sistemas circulatórios’”, afirma Mark Tercek, ex-CEO da Nature Conservancy e atual membro do Conselho de Administração da SPUN.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Penn State University


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.