Galáxia anã: entenda nome originado com objeto astronômico achado por amador

Redação Hypeness - 08/12/2021 | Atualizada em - 29/12/2021

Uma mancha no céu, primeiramente encontrada por um astrônomo amador, acabou revelando uma nova galáxia. Quando a pesquisa passou a ser liderada por astrofísicos da Universidade de Surrey (Reino Unido) e do Instituto de Astrofísica de Andalucía (Espanha), eles a batizaram de Peixes VII / Tri III.

Segundo comunicado divulgado à imprensa, os cientistas estão trabalhando com duas hipóteses para a natureza da Peixes VII / Tri III: pode se tratar de uma galáxia anã isolada ou um satélite da galáxia Triangulum (M33). A primeira opção seria um aglomerado pequeno de estrelas, que geralmente orbitam em torno de galáxias maiores. No segundo caso, a descoberta seria em forma de espiral e localizada a cerca de três milhões de anos-luz na direção da constelação do Triângulo.

– Cientistas assistem galáxia morrendo pela primeira vez na história; veja fotos

Descoberta nasceu da curiosidade de um entusiasta da astronomia

– Nasa registra colisão de duas galáxias 250 milhões de anos luz da Terra

Para chegar às duas opções, os pesquisadores usam imagens mais profundas tiradas com o Telescopio Nazionale Galileo e continuarão utilizando essa ferramenta, além de outros telescópios, para determinar a resposta correta. O novo objetivo da equipe agora é medir com precisão a distância até a galáxia e ver como ela se move em comparação com M33.

O artigo que explica a descoberta, publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, também cita o entusiasta que fez a primeira descoberta que iniciou o estudo: Giuseppe Donatiello avistou a galáxia enquanto examinava os dados disponíveis publicamente.

Foto: Getty Images