Gastronomia

Guia gratuito da chef Nat Luglio sugere receitas para uma ceia de natal vegana

14 • 12 • 2021 às 10:26
Atualizada em 15 • 12 • 2021 às 18:59
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Muitas famílias ao redor do mundo têm o costume de se reunir para comemorar o natal. Uma festa que fala sobre o amor, a paz e a união, cheia de luz, alegria e muita comida. Até aí parece ótimo! Só não é tão bom para os muitos animais que são mortos e servidos para alimentar essas comemorações.

Apesar da considerável queda, o abate de perus ainda traz números assustadores. Em 2019 foram 172 mil toneladas, contra as 442 mil toneladas de 2012. Esse montante assusta ainda mais se pensarmos que isso é só no Brasil e apenas um animal, da vasta variedade que é apresentada na ceia.

Tabela de produção brasileira de carne de peru de 2010 a 2019. (Fonte: Relatório Anual da ABPA)

É possível mudar

Por mais que a tradição alimentar dos natais brasileiros tenha os pés fincados no consumo de carne, é possível fazer diferente.

A chef vegana Nat Luglio, especializada em gastronomia natural e sustentabilidade, preparou a receita de três pratos veganos que podem ser ótimos substitutos de receitas típicas. São eles o Lombo de Jaca Recheado com Farofa, a Batatalhoada e a Salada de Quinoa.

Ceia vegana da Nat Luglio. (Créditos: Danilo Koshimizu)

A chef também chamou atenção para o costume de privilegiarmos ingredientes importados nas receitas natalinas e, com isso, abrirmos pouco espaço para produtos locais, com cara e gosto de Brasil. “No Natal sempre comemos as mesmas coisas e não valorizamos o que é do nosso país”.

Chef vegana Nat Luglio. (Créditos: YAM)

Com bom humor, ela propõe o desafio: assumirmos o fogão no Natal para convencermos nossos familiares de que comida vegana é saborosa, rica em nutrientes e sustentável.

Para acessar as receitas da chef Nat é preciso fazer um cadastro e estar logado no YAM. Vale a pena!

Publicidade

Foto destaque - Reprodução: Ciclo Vico

Foto 1 - Reprodução: ABPA

Foto 2 - Reprodução: Ciclo Vivo

Foto 3 - Reprodução: YAM


Canais Especiais Hypeness