Ciência

Heinz usa ketchup em experimento sobre plantação de alimentos em Marte

Redação Hypeness - 07/12/2021

A Heinz anunciou que está pesquisando alternativas para poder plantar tomates em solo marciano. A empresa afirmou que está testando formas e desenvolvendo técnicas para poder pensar em formas de desenvolver agricultura no planeta vermelho no meio da tendência que planeja colonizar Marte.

Heinz pretende fazer cultura de tomates aeroespacial pensando em alimentação do futuro

Tomates em Marte?

A empresa irá simular condições do solo marciano, atmosfera e também a radiação solar que chega na superfície do planeta. A ideia é entender como seria possível desenvolver alguma forma de agricultura no planeta vermelha caso precisemos morar por lá. Além disso, a ideia é pensar em culturas espaciais para auxiliar astronautas a se alimentar.

– Cultivo de plantas em Marte pode ser viabilizado por 3 cepas de bactérias descobertas na Estação Espacial

“Basicamente, o solo lá não tem os nutrientes e os micro-organismos que o solo terrestre tem e que ajuda vegetais e frutas a crescerem. Como consequência, Marte não conta com vida em sua superfície. Isso sem falar na imensa radiação que atinge o planeta, do ar rarefeito, da ausência de chuva, entre outros fatores. Todas essas condições foram replicadas no projeto da Heinz”, disse o ex-astronauta da Nasa e parceiro da Heinz Mike Massimino em entrevista à Revista Veja.

– Como a SpaceX pretende levar humanos a Marte em 6 anos

“Há dois pontos que explicam o porquê desse projeto ser tão interessante. O primeiro é o fato de que, se um dia vivermos em Marte, teremos que plantar alimentos lá. Não conseguiremos levar toda a comida daqui, então todo conhecimento que juntarmos nesse sentido é importante. Além disso, no espaço, o gosto das comidas é diferente, o olfato é prejudicado. Então ter um molho bom — como é o caso do ketchup — pode ajudar bastante a experiência do astronauta, lembrá-lo de casa. Por outro lado, o experimento também pode nos auxiliar a entender como plantar comida em solos pobres aqui na Terra, o que seria muito útil para milhões de pessoas”, completou o cientista.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Heinz


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.