Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 1912, um navio intitulado Titanic afundou nas águas do oceano Atlântico após se chocar com um iceberg. Em 1997, essa tragédia da vida real foi adaptada para os cinemas e a grande montanha gelada que a causou se tornou uma espécie inusitada de vilã.
Mas, afinal, você sabe o que é um iceberg de verdade? Reunimos os principais mitos e verdades sobre esses imensos aglomerados de gelo.
– Exploradores encontram iceberg de cabeça pra baixo, e ele é de um azul luminescente raríssimo
“Ice” vem do inglês e significa “gelo”. Já “berg” é “montanha” em sueco.
Iceberg é uma massa de gelo gigante composta por água doce que flutua pelo oceano após se desprender de uma geleira. Tem em média 70 metros de altura e seu formato varia bastante, podendo ser irregular ou mais plano. O hemisfério sul do planeta, principalmente a região da Antártida, concentra a maior parte desses enormes blocos gelados.
Como icebergs são muito pesados, é comum que duvidem que eles flutuam na água. Mas a explicação é simples. A densidade da água doce congelada é menor do que a da água marinha, o que faz com que essas montanhas de gelo gigantes não afundem.
– Nasa encontra iceberg com formato ‘perfeito’ na Antártida
Eles também podem conter água líquida em seu interior e são muito maiores do que parecem. Somente 10% de um iceberg é visível na superfície. Os 90% restantes dele permanecem submersos. Por isso, dependendo de sua largura e profundidade reais, são extremamente perigosos para a navegação.
Representação gráfica do tamanho real e completo de um iceberg.
Nem sempre as geleiras estão ligadas ao continente, é comum que muitas tenham contato com o mar. Quando o calor e o impacto do movimento das ondas causam rupturas nessas geleiras até elas se partirem, os fragmentos gerados são os icebergs. Por causa da ação da gravidade, os enormes blocos de gelo formados se deslocam pelo oceano.
– Um dos maiores icebergs da história acaba de se desprender; entenda as consequências
A fragmentação das geleiras que dá origem aos icebergs é e sempre foi um processo natural. Mas, nos últimos tempos, tem sido acelerado pelas consequências do efeito estufa e do aquecimento global.
O gás carbônico funciona como controlador da temperatura terrestre, precisando existir em uma quantidade específica na atmosfera para que haja estabilidade. O problema é que, desde o desenvolvimento das indústrias, houve um aumento significativo em seus níveis de emissão, o que vem deixando o planeta cada vez mais quente.
Esse aumento de temperatura indesejado faz com que as geleiras descongelem mais rápido. Assim, os fragmentos gigantes de gelo se desprendem com maior facilidade e formam os icebergs.
– A68: o derretimento do que já foi o maior iceberg do mundo
O aquecimento global faz com que as geleiras descongelem mais rápido.
Não. Quando um iceberg derrete, o nível do oceano continua o mesmo. O motivo? O bloco de gelo já estava submerso no mar, a única coisa que mudou foi o estado da água, que passou de sólido para líquido. Mas a quantidade continuou a mesma.
É importante lembrar que o nível dos oceanos só é capaz de aumentar quando uma geleira sofre com derretimento. Isso acontece porque esses grandes corpos de gelo que dão origem aos icebergs se localizam na crosta continental do planeta Terra.
– Empresário árabe quer mover dois icebergs da Antártida para o Golfo Pérsico
O tamanho do iceberg A-76 comparado a cidade de Maiorca, na Espanha.
O maior iceberg do mundo é conhecido como A-76 e está à deriva no Mar de Weddell, no oceano Antártico. Com 25 km de largura, cerca de 170 km de comprimento e área superior a 4300 quilômetros quadrados, ele é quase quatro vezes maior do que a cidade de Nova York.
De acordo com o Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos, o A-76 era equivalente a 12% de toda a superfície da plataforma Filchner-Ronne, a geleira da qual se desprendeu.
Publicidade
Um meteoro foi registrado explodindo no céu de Santa Catarina. Segundo observadores da Rede Brasileira de...
Os habitantes das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e outras cidades nas proximidades da capital do...
Há cerca de 60 milhões de anos, a planta chamada cientificamente de Cycas Revoluta, e conhecida no Brasil como...
O asteroide que provocou a extinção de boa parte das espécies de dinossauros há 66 milhões de anos não selou...
Jeff Bezos é conhecido por ter fundado a Amazon, uma das maiores empresas do planeta, e por sua fortuna de US$ 191...
Um homem de 34 anos. Sem comorbidades. Morto pela covid-19. Nilton Barreto do Santos investigava a relação entre o...
O camarão mantis ou camarão-louva-deus-palhaço (sério!) é um dos animais com um dos mais fortes socos de todo o...
Surpreendentemente não era apenas papinho de românticos de plantão: um coração saudável tem tudo a ver com...
Lembra quando falamos aqui sobre as mulheres indianas que estão lutando contra o preconceito ao criar verbetes sobre...