Futuro

iFood inicia delivery com drones e promete redução de 70% no tempo de entrega

Redação Hypeness - 21/12/2021

Conversas sobre telefones com telas para ver a pessoa do outro lado, máquinas de teletransporte e carros voadores eram comuns entre as crianças dos anos 90. Os telefones com telas nós já conseguimos, a máquina de teletransporte parece um sonho cada vez mais distante, mas os carros voadores parecem estar a caminho. Pelo menos o delivery voador já é uma realidade.

A empresa brasileira de delivery de comida iFood começou no ano passado alguns testes com para diminuir o tempo de entrega dos pedidos com a ajuda de drones, e no último dia 15 de dezembro, a companhia iniciou a segunda fase do projeto. A ideia agora é que o drone percorra uma distância maior do que antes.

Drone do iFood levando comida para delivery. (Reprodução: G1)

Na primeira fase, os aparelhos voadores era usados em distâncias curtas, normalmente até um ponto de encontro com os entregadores que ficasse perto do restaurante, fazendo com que eles gastassem menos tempo no processo.

Segunda fase

Na fase atual, que se inicia com entregas intermunicipais entre Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE), o drone vai levar o pacote até um ponto de encontro chamado de droneport. Lá haverá um entregador esperando para retirar o pedido e levar ao cliente. Essa parte final pode ser feita de moto, bicicleta ou patinete. A ideia é que esses pontos fiquem espalhados pela cidade, na intenção de garantir uma maior capilaridade e rapidez das entregas.

Em Sergipe, o horário de funcionamento da entrega por drones será de 11h até 17h, de quarta a domingo. Segundo o iFood, a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o uso da rota, ainda em formato de teste.

‘Droneport’ será local de descarga dos drones do iFood. (Reprodução: G1)

Os drones devem percorrer a distância de 2,8 km, saindo de um shopping em Aracaju e atravessando o rio Sergipe. dessa forma, a rota que está estimada hoje entre 25 a 55 minutos, indo pelas ruas, passa para 5 minutos e 20 segundos pelo ar. A previsão é reduzir em 70% o tempo total nas entregas. Importante dizer que o voo ocorre em um percurso pré-estabelecido, indo de um ponto certo de decolagem ao local determinado pouso. Durante todo o trajeto o aparelho será controlado Speedbird Aero, empresa responsável também  pelo seu desenvolvimento.

Publicidade

Reprodução: G1


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.