Inspiração

Joyce Luz tem síndrome de Tourette e compartilha seu dia a dia e informações no TikTok

Vitor Paiva - 17/12/2021

A brasileira Joyce Luz vem viralizando no TikTok ao transformar uma dura condição em conteúdo, informação, empatia e afeto pela rede social: estudante de psicologia, aos 19 anos ela convive com a Síndrome de Tourette desde a infância, transtorno que costuma provocar tiques diversos, gestos repetitivos em compulsão e uma série de espasmos e reações, às vezes agressivas, como socos e xingamentos.

A ideia de compartilhar seu tratamento no TikTok veio de seu psicólogo, após a confirmação do diagnóstico, recebida em maio de 2021: Joyce já tinha o diagnóstico de TOC e outros transtornos, mas os sintomas de Tourette se agravaram recentemente, a partir das imposições sociais e emocionais causadas pela pandemia.

Joyce Luz

A jovem de 19 anos apresenta sintomas de Tourette desde a infância

-Elon Musk revela ter Síndrome de Asperger; entenda

Síndrome de Tourette 

A sugestão não só trouxe benefícios para a saúde da jovem maranhense, como também se revelou um sucesso entre seus seguidores: atualmente, Joyce possui mais de 806 mil seguidores em seu perfil na rede, com alguns de seus vídeos superando as milhões de visualizações.

Os conteúdos costumam ser informativos, tanto sobre os transtornos quanto sobre as terapias e o dia a dia de quem, como ela, enfrenta essa situação. Além dos conteúdos, a jovem criou sua própria loja de cordões de girassol, um acessório que identifica as pessoas com deficiência, traz foto, nome, data de nascimento, endereço e contato.

Joyce Luz

Seu perfil no TikTok já passou dos 806 mil seguidores

-Conheça a doença que inspirou a risada do Coringa e seus sintomas

Em matéria para a BBC Brasil, Joyce revela que sua qualidade de vida foi afetada desde sempre pela Tourette: seu desempenho escolar era afetado pelos tiques e reações, onde ela também sofria intenso bullying – a jovem afirma que a escola era, para ela, “um inferno”.

Segundo revelou, a síndrome fez com que ela perdesse muitos amigos ao longo dos anos, e enfrentasse diversas situações complicadas e até mesmo perigosas, já que os tiques podem surgir em formas consideradas agressivas, com palavras de baixo calão sendo gritadas, assim como socos e outras ofensas.

Joyce Luz

Nas redes ela divide informações, tira dúvidas e mostra seu dia a dia com a síndrome

-YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

Em seus vídeos, Joyce também responde a dúvidas de seus seguidores, e faz dublagens e danças como todo jovem TikToker atual. o combate aos estigmas e preconceitos contra quem sofre com essas condições é a palavra de ordem no perfil, que ajuda a dissipar informações erradas ou falsas sobre a vida e o próprio transtorno de Joyce.

A síndrome de Tourette é uma desregulação no circuito mesolímbico, parte do cérebro responsável pelos pensamentos, emoções e movimentos. Os tiques são essencialmente involuntários, e podem começar através de piscadas de olho, gestos, espasmos sons e gritos.

Publicidade

© fotos: TikTok/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.