Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A brasileira Joyce Luz vem viralizando no TikTok ao transformar uma dura condição em conteúdo, informação, empatia e afeto pela rede social: estudante de psicologia, aos 19 anos ela convive com a Síndrome de Tourette desde a infância, transtorno que costuma provocar tiques diversos, gestos repetitivos em compulsão e uma série de espasmos e reações, às vezes agressivas, como socos e xingamentos.
A ideia de compartilhar seu tratamento no TikTok veio de seu psicólogo, após a confirmação do diagnóstico, recebida em maio de 2021: Joyce já tinha o diagnóstico de TOC e outros transtornos, mas os sintomas de Tourette se agravaram recentemente, a partir das imposições sociais e emocionais causadas pela pandemia.
A jovem de 19 anos apresenta sintomas de Tourette desde a infância
-Elon Musk revela ter Síndrome de Asperger; entenda
A sugestão não só trouxe benefícios para a saúde da jovem maranhense, como também se revelou um sucesso entre seus seguidores: atualmente, Joyce possui mais de 806 mil seguidores em seu perfil na rede, com alguns de seus vídeos superando as milhões de visualizações.
Os conteúdos costumam ser informativos, tanto sobre os transtornos quanto sobre as terapias e o dia a dia de quem, como ela, enfrenta essa situação. Além dos conteúdos, a jovem criou sua própria loja de cordões de girassol, um acessório que identifica as pessoas com deficiência, traz foto, nome, data de nascimento, endereço e contato.
Seu perfil no TikTok já passou dos 806 mil seguidores
-Conheça a doença que inspirou a risada do Coringa e seus sintomas
Em matéria para a BBC Brasil, Joyce revela que sua qualidade de vida foi afetada desde sempre pela Tourette: seu desempenho escolar era afetado pelos tiques e reações, onde ela também sofria intenso bullying – a jovem afirma que a escola era, para ela, “um inferno”.
Segundo revelou, a síndrome fez com que ela perdesse muitos amigos ao longo dos anos, e enfrentasse diversas situações complicadas e até mesmo perigosas, já que os tiques podem surgir em formas consideradas agressivas, com palavras de baixo calão sendo gritadas, assim como socos e outras ofensas.
Nas redes ela divide informações, tira dúvidas e mostra seu dia a dia com a síndrome
-YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal
Em seus vídeos, Joyce também responde a dúvidas de seus seguidores, e faz dublagens e danças como todo jovem TikToker atual. o combate aos estigmas e preconceitos contra quem sofre com essas condições é a palavra de ordem no perfil, que ajuda a dissipar informações erradas ou falsas sobre a vida e o próprio transtorno de Joyce.
A síndrome de Tourette é uma desregulação no circuito mesolímbico, parte do cérebro responsável pelos pensamentos, emoções e movimentos. Os tiques são essencialmente involuntários, e podem começar através de piscadas de olho, gestos, espasmos sons e gritos.
Publicidade
Pintar as unhas é coisa de menina, certo? Ué, quem disse? O norte-americano Nathan Bond é homem, artista, professor,...
Bethan Simpson estava com 20 semanas de gravidez quando os médicos aconselharam que ela abortasse seu bebê. Segundo...
O ano letivo ainda está no início e temos um novo modelo de caderno para te apresentar. Já ouviu falar em caderno...
Joilson Santos de 54 anos é pedreiro e vive em Feira de Santana, na Bahia. Em março deste ano, ele passou a encontrar...
Surfe pode não ser a paixão brasileira que passa todo dia na televisão aberta, ou como a Fórmula 1 era há tempos...
Quem mandou matar Marielle Franco? As notícias cada vez mais confirmam que nenhuma pergunta é hoje mais importante...
QUE ANO É HOJE BRASIL? Como pode uma mulher fazer um corte modernérrimo, curtinho, chique, fino, maravilhoso e ter...
A quantidade de comida desperdiçada em todo o mundo é assustadora. Segundo um estudo divulgado em 2013, 1,3 bilhão...
Na última sexta-feira, um acidente aéreo aconteceu em Karachi, região litorânea do Paquistão. Um dos dois...