Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As defesas dos réus que estão sendo julgados pela responsabilidade no caso do incêndio na Boate Kiss, que ocorreu em janeiro de 2013, se pronunciaram perante ao tribunal na noite dessa quinta-feira (9).
Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, integrante da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e o assistente de palco Luciano Bonilha Leão estão sendo acusados por homicídio e tentativa de homicídio com dolo eventual pelas 242 mortes e pelos mais de 600 feridos na tragédia de janeiro de 2013 em Santa Maria (RS).
Leia mais sobre o caso: Boate Kiss: sobrevivente que lida com os traumas de perder uma perna no incêndio depõe no julgamento
Testemunhas são ouvidas em julgamento sobre Boate Kiss no Rio Grande do Sul
O julgamento se estende pelo décimo dia e tem atraído a atenção da imprensa por sua relevância. A tese de homicídio com dolo eventual defende que os quatro réus sejam penalizados por assumirem os riscos de morte ao 1. utilizarem a espuma que liberou gases tóxicos e asfixiou as vítimas dentro da casa de shows e 2. por acenderem um artefato pirotécnico inadequado dentro do espaço, que foi o principal motivador do incêndio.
– Emocionante série de fotos conta histórias dos sobreviventes do ataque a boate em Orlando
As defesas de três dos acusados pedem a absolvição por homicídio e tentam responsabilizar entes públicos pelo acidente. Segundo os advogados dos réus, os entes públicos da cidade de Santa Maria vistoriaram e não viram problemas de segurança na Boate Kiss.
A defesa de Elissandro Spohr é a única que argumenta pela responsabilização por homicídio culposo, retirando o dolo eventual da sentença. De acordo com seu advogado, ele não tinha conhecimento sobre os gases tóxicos da espuma da Boate e recebeu autorização da prefeitura para utilizá-la.
“O raciocínio que é feito é que o Kiko [Elissandro Spohr] colocou uma espuma assassina. A gente só sabe disso depois. Eu não posso condenar alguém porque ‘depois’. Eu agora sei. Tenho que condenar alguém que sabia antes, quem diz isso é o professor David Medina da Silva”, defendeu o advogado Jader Marques, citando a obra do promotor do caso, que acusa os réus. “Para haver dolo é preciso haver consciência e eles não tinham essa consciência da espuma. Não tinham. A prefeitura esteve lá”, disse.
Entretanto, um dos momentos mais bizarros do julgamento foi o uso de uma carta psicografada pela defesa de Marcelo de Jesus dos Santos, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira. A advogada Tatiana Borsa pediu que fosse feita “justiça e não vingança”. Durante o episódio, familiares das vítimas saíram da sala do tribunal.
Confira:
Defesa de réus no júri da Boate Kiss apresenta suposta carta psicografada de uma das vítimas da tragédia.
No trecho escolhido, jovem diz que “responsáveis também têm famílias” e os isenta de responsabilidade.
Alguns familiares deixaram a sala durante o episódio. pic.twitter.com/UshgPNL1ba
— Metrópoles (@Metropoles) December 10, 2021
“Tenho certeza que todos os anjinhos que estão lá em cima, que são as vítimas da Kiss, estão aqui, lindos, sorrindo e acreditando que a justiça será feita e não a vingança, absolvam o Marcelo. É só isso que eu peço, ele jamais anuiu a morte de tanta gente. Gente a quem ele ia proporcionar alegria, mas que a reunião de irresponsabilidades ocasionou essa tragédia”, afirmou ela na conclusão da peça.
Publicidade
Nem a Marvel deu tanta importância ao Gavião Arqueiro, integrante do grupo Os Vingadores, quanto estas duas mulheres....
Em julho deste ano, Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, foi preso em flagrante após imagens da câmera de segurança...
Conhecido por falar bastante durante o 'Domingão' na Globo, Faustão muitas vezes se dirige à própria equipe diante...
Na última quinta-feira (12), a influenciadora digital Gabriela Pugliesi anunciou que tinha testado positivo para a...
Existem diversas teorias em relação aos filmes da Disney, que nos fazem repensar tudo que acreditávamos quando...
Rachel Sheherazade está movendo uma ação na Justiça contra o SBT. Demitida em agosto de 2020, a ex-apresentadora...
As definições de pobreza e extrema pobreza foram atualizadas e o resultado não foi bom. O novo Auxílio Brasil,...
Erika Januza, de 33 anos, foi protagonista da novela O Outro Lado do Paraíso e atualmente integra o time da Dança dos...
A jornalista Letícia Datena, filha do comunicador José Luis Datena, informou aos seguidores nas redes sociais que sua...