Ciência

Luz emitida com fusão de buracos negros pode ter sido vista pela 1ª vez na história

Redação Hypeness - 01/12/2021 | Atualizada em - 03/12/2021

Pela primeira vez na história, astrônomos podem ter visto a luz resultado da fusão de dois buracos negros. O episódio foi identificado em 21 de maio de 2019, por dois detectores de ondas gravitacionais, mas só agora a Nasa revelou os resultados da investigação sobre o que aconteceu naquele dia.

– Esta é a fantástica imagem ilustrando o momento em que um buraco negro engole uma estrela

Em uma representação gráfica do que teria acontecido, é possível ver um buraco negro supermassivo cercado por um disco de gás. Dentro desse disco estão os dois buracos negros pequenos que teriam se fundido. 

– ‘Fantasmas dançantes’ são achados perto de buraco negro; entenda

O comunicado emitido pela agência espacial explica que quando dois buracos negros giram em torno um do outro e colidem, eles enviam ondas gravitacionais — ondulações no espaço e no tempo que podem ser detectadas com instrumentos extremamente sensíveis na Terra. Como os buracos negros e as fusões de buracos negros são completamente escuros, esses eventos são invisíveis para os telescópios e outros instrumentos de detecção de luz usados ​​pelos astrônomos. 

No entanto, cientistas da Zwicky Transient Facility (ZTF) da Caltech, que atuam no Observatório Palomar — perto de San Diego, na Califórnia — passaram a investigar como poderiam fazer para detectar sinais luminosos da fusão de dois buracos negros. A resposta veio na irradiação que objetos próximos poderiam fazer dessa detecção de luz. 

A fusão foi identificada por dois detectores de ondas gravitacionais e passou a ser chamada de evento GW190521g. 

 

Publicidade

Fotos: Caltech/R. Hurt (IPAC)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.