Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
São Paulo é famosa por suas gigantescas obras de arte. Ilustrada com grandes murais, a selva de concreto ganha novas cores e funciona como um museu a céu aberto. Em diversos lugares da capital paulista, os olhos podem captar cenários prontos para serem cultivados, e as imagens criadas por cada um de nós estão carregadas de lembranças, sentimentos e significados.
Sabendo disso, a artista plástica e muralista Hanna Lucatelli sempre trabalhou em suas obras temas sociais, retratando a forma pelas quais diferentes mulheres demonstram a sua força. Agora, para a sorte dos paulistanos, Lucatelli desenvolveu um novo mural para deixar a cidade ainda mais viva, em uma ação que faz parte das comemorações dos 25 anos do Banco BNP Paribas no Brasil.
Fomos conferir de perto a nova intervenção visual da cidade, no cruzamento das ruas Teodoro Sampaio e Henrique Schaumann. A região de Pinheiros foi escolhida para receber a obra, que expressa o poder e a energia das mulheres, distanciando-se do estereótipo ocidental do sexo frágil. O painel, que é uma homenagem à diversidade brasileira, retrata uma mulher, simbolizando o sagrado para algumas comunidades originárias da região amazônica.
“Estava estudando sobre alguns mitos indígenas, de vários povos, mitos da criação, que tem a mulher como essa divindade maior”, explicou a muralista sobre o desenvolvimento da arte, que também teve como influência o tema da maternidade, vivenciado por ela, mãe de três filhos.
“Uma imagem mostra a mulher como mãe, tentando não se afogar nesse papel. Na outra é quando ela consegue ser mulher, encontrando a força dentro dela”, completou. Ainda segundo a artista, a mulher está em preto e branco por uma preferência estética, mas também para que ela se desloque desse tempo. “Pode significar que não seja daqui, desse tempo. Pode ser uma divindade”.
O processo de trabalho durou mais de 120 horas e contou com a produção da designer, diretora de criação e jornalista Rosa Morena, que explicou como encontrou o lugar ideal para a realização da obra: “É um trabalho de insistência, de bater na porta mesmo. Geralmente a gente escuta o não. Mas esse prédio estava passando por uma reforma justamente quando estávamos buscando um painel. E, por coincidência, a síndica estava buscando alguém para pintar um painel no prédio”.
A curadoria do projeto é da Kura Arte, de Camila Yunes, que também conversou com a gente e comentou um pouco sobre a intervenção: “A ideia nesse projeto foi expandir a arte para além das paredes do banco. A Kura fez um projeto com o BNP Paribas e nós convidamos a Hanna Lucatelli para criar esses dois painéis como um presente para a cidade de São Paulo, em comemoração aos 25 anos do Banco e também em comemoração à diversidade. Essa representação muito forte das mulheres, dessa figura materna, de um lugar de força, de poder, mas ao mesmo tempo de uma sutileza e delicadeza muito importante, e de esperança, o que é muito necessário, principalmente nos dias em que estamos vivendo. Tanto aqui quanto nos outros projetos desenvolvidos junto ao banco, escolhemos somente artistas mulheres.”
Além da intervenção urbana, a celebração dos 25 anos do BNP Paribas Brasil também inclui outras duas ações relacionadas à arte: a publicação do livro “Fotógrafas Brasileiras: imagem substantiva” e a exposição “Nuances-Mulheres em Camada”– esta também em parceira com a KURA – que apresenta obras de artistas como Tadáskia, Carolina Colichio, Susanne Schirato, Anna Bella Geiger e Kika Carvalho, convidadas para explorar o tema da sobreposição em seus trabalhos. A exposição está instalada no escritório do BNP Paribas, à disposição dos colaboradores do banco, onde também fizemos uma visita.
Ricardo Guimarães, CEO do BNP Paribas Brasil, falou com o Hypeness sobre o projeto: “O Banco tem uma grande parceria com o meio artístico, a gente tem acompanhado desde a fundação do banco o desenvolvimento da arte e da cultura no Brasil. Isso para gente é mais um capítulo dentro dessa história”. Sobre o painel, completou: “É uma demonstração da conexão do BNP Paribas com o Brasil e nossa admiração por seu povo tão diverso. É uma grande felicidade poder presentear essas pessoas e essa cidade que foram fundamentais para a construção desses 25 anos de sucesso no país”, comemora.
Cada vez mais podemos falar que não é só de cinza que vive a cidade. Existe cor em SP. A selva de pedra também tem paredes que falam. As exposições a céu aberto estão cada vez mais interessantes e diversas, e o melhor: o ingresso é grátis.
Publicidade
O Coronavírus mudou a rotina ao redor do mundo. Seja no Brasil ou na Itália, na China ou nos Estados Unidos, os...
Uma das coisas mais incríveis que podemos estudar é história da arte. Conhecer e compreender melhor os estilos e...
Já se foram três meses desde a estreia do live-action de ‘Aladdin’. Talvez para dar mais um afago no coração...
Na década de 1980, as ruas do Engenho Velho de Brotas, que fica ali pertinho do Dique do Tororó, eram tomadas pela...
As lives continuam com tudo e nesta semana começam as séries de viradas culturais que vão do interior à capital...
Com faixa na cabeça e sorrisão no rosto, Fernanda Gentil, finalmente, assistiu ao primeiro show de Sandy & Junior...
Em 2015, a artista suíça Mona Caron foi convidada a deixar sua marca em São Paulo. Com um trabalho que evoca a...
O Lollapalooza começou em 1991, nos Estados Unidos. Era a tour de despedida do Jane’s Addiction, banda de Perry...
A agenda da semana chega encerrando o mês de setembro com as boas dicas culturais que você já conhece e adora!...