Debate

Mari Ferrer vira lei, mas ainda busca Justiça em caso de estupro em SC

Redação Hypeness - 13/12/2021

Nessa semana, o Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei 5.096/2020 que se popularizou como ‘Lei Mari Ferrer’. A nova legislação serve para proteger vítimas de violência sexual de agressões durante o curso do processo.

Lei Mari Ferrer é aprovada, mas luta por justiça ainda segue nos tribunais

O PL foi criado após vídeos do advogado Cláudio Gastão Filho, que defende André Camargo de Aranha, acusado de estupro por Mariana Ferrer, afirmar que a jovem tirava fotos em “poses ginecológicas”, ofendendo diretamente Ferrer durante uma audiência do processo.

“O cenário traumático e revitimizador que pudemos perceber com o show de horrores da audiência da Mariana Ferrer é infelizmente costumeiro no sistema de justiça, por isso a subnotificação nesse tipo de crime é exorbitante no Brasil”, explica a advogada Juliana Valente.

– Mariana Ferrer: advogado que expôs fotos sugere que jovem ‘mudou completamente perfil’ 

O projeto elaborado pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA) aumenta a pena do crime de coação no curso do processo e foi aprovado sem vetos pelo Palácio do Planalto. A lei proíbe que desde o início do processo a vítima não seja julgada por sua conduta sexual, hábitos, além de impedir  autilização de ofensas e linguagem imprópria.

“A propositura tem por finalidade reprimir a ‘vitimização secundária’, qual seja, a violência psicológica no decorrer do procedimento de apuração e julgamento, considerando que a vítima já teria sofrido com a agressão pela qual o processo está sendo movido”, diz o Palácio do Planalto.

Mari comemorou a vitória:

Entretanto, Mari ainda luta por justiça. Após ter perdido no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a jovem deve apelar ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para tentar garantir justiça contra André de Camargo Aranha, acusado de estupro por Ferrer.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.