Arte

Marília Mendonça: entenda riscos de ‘patrulha do luto’ contra sertanejos após morte de cantora

Redação Hypeness - 07/12/2021

Logo após a morte de Marília Mendonça, muitas pessoas na internet passaram a criticar a postura de determinadas celebridades com a tragédia. Aqui no Hypeness, por exemplo, criticamos a cobertura gordofóbica de um colunista da Folha de São Paulo e os comentários do mesmo tipo feitos por Luciano Huck no programa ‘Caldeirão’, da Globo.

Cantora Marília Mendonça faleceu em acidente aéreo que chocou o Brasil

‘Patrulha do luto’ 

Mas existem uma série de outras críticas nas redes sociais direcionadas para como pessoas próximas a Marília e outras celebridades reagiram à morte da cantora. Criou-se uma “patrulha do luto”, criticando pessoas que não estavam respondendo da maneira adequada – se é que existe uma – para a morte prematura de uma estrela da música popular brasileira.

– Glória Menezes e Tarcísio Meira: como luto na 3ª idade deve ser encarado pela família

Pessoas criticaram pessoas que estavam sorrindo – como Naiara Azevedo no programa de Luciano Huck – ao falar sobre Maiara, desmereceram pessoas que não choraram durante o funeral ou que sequer foram ao evento ou que não usaram roupas pretas durante o funeral.

A morte de Marília Mendonça chocou o Brasil

Criticar a forma como cada um lida com o luto não é saudável. O sorriso, por exemplo, não é um sinal de demérito. “É uma das maneiras de a gente lidar com essa perda tão intensa. Lembrar das coisas boas, de ‘causos’ que vivemos com a pessoa, situações engraçadas que tivemos. Lembramos disso e sorrimos. Daí você lembra que a pessoa não está mais lá e chora. Esse misto de emoções faz parte do ritual de despedida”, explica Daniel Barros, professor da Universidade de São Paulo ao G1..

“Quem está criticando deveria pensar um pouco: o que você gostaria que as pessoas que você ama fizessem quando você morrer? Você quer que todo mundo pare a vida e fique chorando? Ou quer que elas celebrem sua vida e sejam felizes? Vamos lamentar a morte, chorar, sentir essa perda, mas também precisamos seguir a vida, celebrando e lembrando das coisas boas. Provavelmente ela quer que cantem as músicas dela”, completa.

– Maraísa ataca críticos da irmã Maiara e mostra última conversa com Marília Mendonça

Por isso, não julgue o luto dos outros. Processar e entender a morte das pessoas é único para cada pessoa. Respeite!

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.