Debate

Moda de ‘latir’ para os cachorros no TikTok pode fazer mal aos animais, dizem especialistas

17 • 12 • 2021 às 15:08
Atualizada em 10 • 01 • 2022 às 10:17
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Entre as muitas tendências que surgem no TikTok e tomam conta dos nossos feeds e das redes, uma delas vem preocupando especialistas – e não pelo impacto que podem causar sobre a saúde humana, mas canina: a “moda” que mostra os donos de cachorros subitamente latindo para seus cães, a fim de registrar a reação dos animais diante do inesperado gesto e som – de registrar o susto dos cães. Para além da graça ou do charme eventual, veterinários afirmam que o gesto pode provocar estresse e ansiedade nos bichos, e pedem que os donos deixem de seguir essa tendência.

cachorro estressado

A moda no TikTok causa estresse nos animais, dizem especialistas

-TikTok: desafio de serrar os dentes com lixa de unha desespera dentistas; veja vídeo

Na maioria dos vídeos os animais estão tranquilos ao lado de seus donos, que subitamente imitam o alto som de um latido, causando surpresa e espanto nos pets. Alguns cães demonstram nervosismo e chegam a rosnar mas, ainda que a maioria reaja balançando o rabo ou mesmo lambendo o rosto de seus amigos humanos, os especialistas veterinários garantem que a experiência pode potencialmente fazer mal aos cachorros, e causar situações ainda mais extremas.

cachorro latindo

O susto causado pelo “latido” pode levar a situações extremas como reação

-Cachorros reconhecem emoções dos donos e tomam decisões a partir disso; saiba como

“Vivenciar um latido tão súbito e próximo é uma surpresa completa para um cão. A maioria dos animais não irá compreender a intenção por trás do latido ou mesmo de onde veio”, afirmou um veterinário, em reportagem à revista Newsweek. Segundo o especialista em cães, mesmo as reações em princípio positivas podem ser sinais de ansiedade e inquietação, em uma tentativa do animal de retomar sua calma e mesmo a normalidade diante do inesperado.

cachorro raivoso

A situação pode levar a reações agressivas por parte dos animais

-Por que os cães inclinam a cabeça? Cientistas dizem o que pode estar acontecendo em suas mentes

Como se não bastasse o risco à saúde do animal, a tendência também representa um perigo em potencial para as pessoas que decidem “latir” com o rosto próximo ao focinho de cachorro. Ainda que se trate de animais dóceis e amigáveis, o susto pode causar uma reação intempestiva e instintiva do animal, e provocar um ferimento grave e completamente desnecessário no rosto de alguém.

cachorro estressado

Um cão amigo pode acabar mordendo uma pessoa por puro instinto

Publicidade

© fotos 1, 2: Getty Images

© foto 3: PxHere

© foto 4: Pixabay


Canais Especiais Hypeness