Debate

Modelo Bella Hadid abre o jogo sobre burnout e mostra que 2021 foi difícil

Vitor Paiva - 07/12/2021

Com 47 milhões de seguidores no Instagram, a modelo estadunidense Bella Hadid decidiu abrir o jogo em um post sobre sua própria saúde mental, a fim de lembrar a quem sofre que ninguém está sozinho.

Essa não é a primeira vez que a modelo de 25 anos comenta abertamente sobre a “montanha-russa” emocional que enfrenta, entre, em suas próprias palavras, “colapsos e esgotamentos” – os tão comentados estados de “burnout”. Os comentários recentes vieram em reação a um vídeo sobre insegurança, postado por Willow Smith, que, de acordo com Hadid, a fizeram sentir-se “menos sozinha”.

Bella Hadid

A modelo vem sendo uma voz pública e ativa sobre saúde mental

-Trabalhador com burnout tem direito a licença remunerada e aposentadoria

Redes sociais

O primeiro ponto a que a modelo se refere diz respeito justamente às plataformas que podem tanto ajudar quanto provocar situações de ansiedade e depressão: as redes sociais.

[As redes sociais] não são reais. Para qualquer pessoa lutando, por favor, lembrem-se disso. Algumas vezes tudo que precisamos ouvir é que não estamos sozinhos”, ela escreveu. Em 10 de outubro de 2019, para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, Hadid comentou como essa questão é algo que a maioria das pessoas já lidou ou ainda lida e, em janeiro desse ano, ela distanciou-se um pouco das redes para forcar em sua saúde psíquica.

Bella Hadid

Além do glamour, o mundo da moda é também um contexto de pressão extrema

-Simone Biles nas Olimpíadas eleva debate sobre saúde mental no esporte

“Eu já tive colapsos e esgotamentos suficientes para saber que se você trabalhar duro em você mesmo, dedicando seu tempo para compreender seus traumas, seus gatilhos, suas alegrias e rotinas, você sempre será capaz de entender ou aprender mais sobre sua própria dor e como lidar com ela”, escreveu Bella. Além do vídeo da filha de Will Smith que a inspirou, o post traz uma série de fotos da própria modelo chorando, sugerindo ilustrar momentos de sofrimento pelos quais atravessou. “Não sei explicar, mas está cada vez mais difícil não dividir minha verdade aqui”, comentou,

Bella Hadid

Hadid já comentou anteriormente sobre quadros de ansiedade e burnout que enfrentou

-Terapia gratuita existe, é acessível e importante; conheça grupos

“Quero que vocês saibam que sempre há luz no fim do túnel, e que a montanha-russa sempre alcança uma parada completa em algum ponto”, diz a legenda, que, de modo geral, lembra ao público da modelo, em especial a quem estiver atravessando momentos de sofrimento e dor psíquica, que há saída mesmo quando tudo parece perdido.

Bella Hadid

Bella Hadid desfilando: seu post sobre saúde mental viralizou

“Há sempre espaço para o recomeço, mas pra mim sempre foi bom saber que em poucos dias, semanas ou meses, as coisas melhoram”, afirmou. “Obrigado por me verem e me de escutarem. Eu amo vocês”, concluiu a modelo. O post original pode ser visto aqui.

Publicidade

© fotos: Instagram/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.