Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas acabaram descobrindo, junto de seus funcionários, os benefícios do home office. O que no início era uma necessidade para manter todos seguros, hoje é um tipo de regime de trabalho que pode permanecer em muitos casos. Mas, como ainda estamos falando de um mundo capitalista, há um lado obscuro que tem atingido os contratados.
Uma reportagem da BBC denunciou o novo “hábito” das empresas de espionar seus funcionários durante o trabalho de casa, por meio do uso de programas e câmeras instaladas em seus computadores.
– Home office: tendência global antes da pandemia ganha mais força, aponta pesquisa
A BBC, trabalhadores que definem a espionagem como algo “assustador”
Isso não é exatamente uma novidade. Em 2018, uma pesquisa do Gartner, com 239 grandes corporações, descobriu que mais de 50% delas estavam usando algum tipo de “técnicas de monitoramento não tradicionais”.
– Home office é ‘aberração’ para milionário dono de banco
A diferença é que hoje os funcionários têm suas atividades monitoradas dentro da própria casa e muito mais do que fazem nos computadores podem ser recolhidos por seus chefes. As empresas têm investido em softwares que mantém as câmeras dos computadores de seus funcionários sempre ligadas e até sensores que notificam quando eles saem da frente do aparelho. Essas tecnologias também ajudam a detectar atividades que não estejam relacionadas ao trabalho exercido.
E, em muitos casos, a pessoa sequer fica sabendo que está sendo espionada enquanto trabalha em casa – e, quando descobrem, fazem denúncias. No Reino Unido, onde a reportagem foi publicada inicialmente, diversos sindicatos têm pressionado o Gabinete do Comissário de Informação por leis que respeitem a privacidade de trabalhadores.
– O que é e como atingir o ‘estado de fluxo’ e a ‘zona de produtividade’ no home office
Por enquanto, a resposta foi um “conselho” do órgão para que os empregadores passem a garantir que os funcionários estejam cientes do monitoramento no trabalho – seja em casa ou no escritório – além de explicar as razões para isso acontecer.
Publicidade
O mundo da moda é repleto de clichês, reinvenções, plágios e, ao que parece, até mesmo péssimos exemplos que...
O Carnaval é inegavelmente a maior festa popular de todo o Brasil. Nos últimos anos, especialmente, os blocos de rua...
Às vezes, para se revelar o verdadeiro efeito de certas decisões desastradas tomadas por políticos na distância e...
A Justiça dos EUA desmontou um grande esquema de tráfico de animais depois que um homem foi preso tentando cruzar a...
Qual é a droga mais consumida do mundo? Quem se apressar em responder algum psicoativo popular e ilegal no Brasil,...
O jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão e empresário Roberto de Assis Moreira foram detidos na última semana pelo...
A foto racista no aniversário de Donata Meirelles foi o assunto mais comentado do fim de semana. A diretora da revista...
Enquanto fazia uma transmissão ao vivo de um jogo online, o streamer Guilherme Menezes, conhecido como “Guixxm”,...
Fernando Alves Sousa Coelho tem 34 anos e é dono de uma loja de telefonia em Feira de Santana, cidade 100 quilômetros...