Inovação

Moradores de vila isolada passam 15 anos escavando estrada em montanha

Vitor Paiva - 16/12/2021 | Atualizada em - 17/01/2022

Se, antes, entrar e sair de Shenlongwan, na China, era tarefa que beirava o impossível – ou uma queda fatal – a população local decidiu então abrir os caminhos com as próprias mãos. Localizado nas montanhas da província de Xanxim, o vilarejo era famoso pela produção de nozes e peras, mas também pela dificuldade em transportar os produtos.

O motivo era tão concreto quanto complexo: o isolamento completo exigia que se cruzasse oito distritos em três províncias, ou que se arriscasse a vida escalando escadarias para superar as montanhas e chegar aos mercados da região. Para superar o problema, a população decidiu não mais esperar, e trouxe a solução até Shenlongwan utilizando cinzeis e martelos, escavando a montanha por 15 anos para construir uma estrada de pouco mais de 1500 metros.

A estrada em Shenlongwan

A estrada em Shenlongwan foi feita à mão pelos moradores

-Ele passou 30 anos cavando sozinho um canal para irrigar sua aldeia

A escavação

A empreitada teve início quando a população compreendeu que não podia mais esperar por uma iniciativa do governo, mas a expectativa inicial era consideravelmente otimista: o primeiro cálculo sugeriu que a obra levaria três anos.

“Nós realmente precisávamos da estrada”, afirmou Duan Jianlin, um antigo residente de Shenlongwan que participou da construção. “Se não pudéssemos concluir em um ano, faríamos em dois, e se dois anos não fossem suficientes, seria em três”, comentou, em entrevista para o site Oddity Central. Ao todo, a estrada percorre a encosta da montanha que oferece acesso ao vilarejo por 1526 metros.

A estrada em Shenlongwan

A construção levou 15 anos para ser concluída

A estrada em Shenlongwan

Shenlongwan tem atualmente cerca de 700 moradores

-Você não vai acreditar no que é preciso fazer para chegar nessa ilha chinesa

O trabalho começou em 1985, mas só terminou no ano 2000 por motivos evidentes: escavar a pedra sem equipamentos especiais e com o esforço manual, construindo uma estrada segura e viável, por menor que possa parecer o caminho, é um feito de extrema dificuldade – e dá a dimensão do quanto a população necessitava desse acesso rápido e direto ao resto do país.

E também do país ao vilarejo pois, para além de facilitar o transporte das frutas, nozes e outros produtos agrícolas produzidos em Shenlongwan, a estrada deu início a um outro lucrativo mercado para um local tão especialmente rico em belezas naturais: o turismo.

A estrada em Shenlongwan

A estrada em Shenlongwan facilitou o transporte das produções agrícolas da vila

-É por imagens assim que essa montanha é conhecida como ‘a caminhada mais mortal do mundo’

O impacto foi tamanho, que hoje é diagnostico preciso afirmar que a construção da estrada retirou o vilarejo chinês da pobreza, e permitiu elevar a qualidade de vida de toda a população, com cerca de 700 moradores – que não mais precisam arriscar as próprias vidas para entrar e sair da região, e podem receber turistas com facilidade e rapidez.

Estima-se que, atualmente, mais de 60% da população se dedique a trabalhos relacionados ao turismo, e que a abertura da estrada tenha aumentado a renda média dos moradores em quase vinte vezes.

estrada

Com a estrada, o turismo tornou-se importante alternativa econômica para a cidade

Publicidade

© fotos: Facebook/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.