Inspiração

Natal solidário: campanha sugere que dinheiro de presentes seja usado para salvar papagaios

20 • 12 • 2021 às 16:00 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Nesse ano, o programa Papagaios do Brasil te faz uma proposta inusitada: que tal, ao invés de dar um presente comum nesse Natal, ajudar na preservação da natureza e da vida dos papagaios brasileios? Essa é a proposta da campanha “Adote Um Ninho”, que convida pessoas físicas e jurídicas a contribuir financeiramente para a instalação, manutenção e monitoramento de ninhos de papagaios de quatro espécies brasileiras: papagaio-de-cara-roxa, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-verdadeiro e papagaio-charão.

– 5 instituições para presentear quem precisa com dignidade neste fim de ano

Papagaios do Brasil faz um projeto para conservação da vida de diversas espécies

O Papagaios do Brasil é um projeto que opera desde 2017 atuando na conservação, manutenção e monitoramento da vida das espécies supracitadas no Brasil. O programa conta com o apoio de diversas organizações, como a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), o Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio), entre outras entidades.

Agora, com a campanha ‘Adote um ninho’, você pode fazer uma contribuição que irá prover ninhos adequados para os papagaios, que têm perdido cada vez mais espaço para o desmatamento nas últimas décadas.

– Fungos subterrâneos serão mapeados pela 1ª vez na história e podem trazer novas descobertas 

“As espécies são monitoradas por especialistas há mais de duas décadas. Com muita pesquisa e conhecimento local, observamos que o desmatamento era uma das principais razões para a ausência de ocos adequados para a reprodução dos papagaios” relata Elenise Sipinski, responsável técnica pelo programa, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenadora do projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

“Com isso, incentivamos a criação de Unidades de Conservação nas áreas de distribuição dos papagaios e também instalamos os ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais”, explica.

Para adotar um ninho, basta fazer uma doação no site do Papagaios do Brasil.

“Nós acreditamos muito no potencial de mobilização desta campanha. Os papagaios são espécies carismáticas e muito conhecidas pela população brasileira”, relata Nêmora Prestes, coordenadora do Programa Nacional de Conservação do Papagaio-de-peito-roxo e também integrante da RECN.

“Cada vez mais a sociedade tem entendido seu papel cidadão na conservação da biodiversidade. Adotar um ninho precisa ser visto como uma ação que garante futuro, um presente à nossa e às futuras gerações”, finaliza.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Canais Especiais Hypeness