Criatividade

Lista dos nomes mais populares de 2021 é revelada com Miguel, Helena, Noah e Sophia bombando

03 • 12 • 2021 às 11:07
Atualizada em 07 • 12 • 2021 às 10:02
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Apesar da escolha do nome de um filho ou filha ser um processo íntimo, singular e profundo para todos os pais, a verdade é que tal decisão é afetada por tendências, mesmo que a gente nem perceba – como acontece, a partir da indústria da moda, com as roupas que escolhemos comprar e vestir, por exemplo. É isso que a pesquisa realizada anualmente pelo site BabyCenter Brasil, mostrando os nomes mais populares no ano, comprova, revelando as inclinações, direções, pendores e mudanças nas escolhas dos nomes dos bebês nascidos no período.

Bebê

Anualmente, o site realiza o levantamento dos nomes mais populares do país no período

-Pai fanático pelo time registra filho como ‘Corinthienzo’ e não estamos sabendo lidar

Para o levantamento sobre 2021, a pesquisa partiu dos nomes de 325 mil bebês nascidos no ano, e listou as preferências da maioria dos papais e mamães recentes, revelando novidades e, ao mesmo tempo, verdadeiros domínios, como tendências que há tanto não mudam que parecem já quase regras. A começar pelo topo da lista, , tanto entre bebês do gênero feminino quanto masculino: Helena é o nome mais escolhido para as meninas há 4 anos, e Miguel é o preferido dos pais para os meninos há nada menos que 11 anos consecutivos.

Bebê no colo

Miguel e Helena são há anos os grandes campeões entre os nomes escolhidos

-Nomes para gatos: esses são os nomes de felinos mais populares do Brasil

Os nomes internacionais também seguem em alta, com Noah, Théo, Gael e Levi entre os 10 mais escolhidos do gênero masculino, e aumento considerável no registro, entre filhos do gênero feminino, de nomes como Ayla, Maya, Olívia, Luna, Zoe e Chloe. Uma informação interessante é a popularização do nome Vitória, ou mesmo de nomes compostos com a palavra, em 2021: a explicação pode estar na superação de desafios impostos pela Covid-19 ou pelo contexto da pandemia. Henry é outra escolha popular recorrente, que reitera a preferência geral por nomes mais curtos, e revela possivelmente a influência da família real britânica.

Ranking de nomes femininos de 2021

1 – Helena

2 – Alice

3 – Laura

4 – Manuela

5 – Sophia

6 – Isabella

7 – Luísa

8 – Heloísa

9 – Cecília

10 – Maitê

Ranking de nomes masculinos de 2021

1 – Miguel

2 – Arthur

3 – Théo

4 – Heitor

5 – Gael

6 – Davi

7 – Bernardo

8 – Gabriel

9 – Ravi

10 – Noah

Bebê tomando banho

Nomes internacionais e religiosos também permanecem em alta

-Este casal teve que apelar para a justiça para poder registrar sua filha com um nome africano

Essas tendências não se restringem, no entanto, ao Brasil: o nome Noah, 10º mais escolhido entre as famílias brasileiras, está em segundo lugar nos EUA, no Reino Unido, na Austrália e na Alemanha, e o preferido para os meninos no Canadá. Já Sophia, o 5º nome mais popular entre as meninas no Brasil, também é um dos dez mais escolhidos nos EUA, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália – a globalização, portanto, pelo visto começa pelos nossos nomes. O levantamento do BabyCenter Brasil é feito há 13 anos, a partir de informações compiladas pelos sites e apps Minha Gravidez e Meu Bebê Hoje, e pode ser visto na íntegra aqui.

Bebê comendo

Vitória tornou-se também um nome especialmente popular em tempos de pandemia

 

Publicidade

© foto 1: PxHere

© fotos 2, 3, 4: Getty Images 


Canais Especiais Hypeness