Tecnologia

O dia em que a China ‘brincou de Deus’ e clareou o céu nublado para apresentação de caças

Redação Hypeness - 09/12/2021

Em julho deste ano, o Partido Comunista Chinês celebrou seu aniversário de 100 anos com uma parada civil e militar que milhares de pessoas na praça Tiananmen. Para o grande dia, o governo recorreu a uma técnica científica para deixar o céu limpo e a qualidade do ar boa para as pessoas. 

– Técnica milenar de captação de água da chuva é recuperada para salvar aldeias indianas da seca

Segundo um estudo publicado pela Universidade de Tsinghua, a semeadura de nuvens foi feita para modificar o clima e deixá-lo ideal para a celebração pública. Foram usados produtos químidos, como pequenas gotas de iodeto de prata, para acelerar precipitações de chuvas. Com isso, a leitura de qualidade relativa do ar foi alterada de “moderado” para “bom”. 

O governo da China tem apoiado a técnica de semadura de nuvens de forma contundente. O país tem investido bilhões de dólares para aprimorar as tencnologias que permitam esse tipo de procedimento, que eles vêem como uma oportunidade para proteger áreas agrícolas. 

– Cientistas desvendam mistério de múmias milenares encontradas na China

O jornal “South China Morning Post” publicou uma matéria no fim de semana em que mostra evidências de que o governo investiu em uma operação de semeadura nas nuves um dia antes da celebração do centenário. Isso porque o índice de poluição do ar naquele período estava muito ruim. Além disso, Pequim enfrentava um dos piores verões já vistos em termos de chuva. 

Cidadãos que moram nos arredores de montanhas próximas à Pequim afirmaram ter visto foguetes disparados para o céu em 30 de junho. Seria nessas aeronaves que estariam o iodo de prata responsável por precipitar as chuvas. 

De acordo com a mídia estatal chinesa, o governo do país gastou mais de US$ 1,3 bilhão em tecnologia de indução de chuvas durante cinco anos até o ano de 2017. Nesse período, foram induzidos cerca de 233,5 bilhões de metros cúbicos de chuva. 

Publicidade

Fotos: ENGLISH.GOV.CN/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.