Sustentabilidade

O menor rio do mundo tem apenas alguns centímetros de largura, mas mostra sua importância

06 • 12 • 2021 às 18:43
Atualizada em 12 • 01 • 2022 às 14:36
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O rio Hualai, na China, é aparentemente o rio mais estreito do mundo, medindo apenas algumas dezenas de centímetros em seu ponto mais largo.

Para se ter uma comparação, em seu ponto mais largo, o rio Amazonas tem quase 10 quilômetros de largura durante a estação seca e colossais 38 quilômetros de largura durante a estação chuvosa. É de longe o rio mais largo do mundo, mas embora existam muitos outros rios com pelo menos uma milha de largura em seu ponto mais largo, largura não é uma característica definidora de um rio. Na verdade, rio Hualai é tão estreito que você pode facilmente passar por cima dele. Ele fica localizado no planalto da Mongólia Interior, no norte da China, tem mais de 17 quilômetros de extensão, mas tem uma largura média de apenas 15 centímetros. Na sua parte mais estreita, tem apenas 4 cm de largura.

É difícil acreditar que um rio como o Hualai realmente exista, mas de acordo com especialistas chineses, ele flui pelos campos de Gongger há pelo menos 10.000 anos. Aparentemente, ele se origina de uma fonte subterrânea e deságua no lago Dalai Nur, na reserva natural Hexigten Grasslands.

Embora alguns digam que Hualai é estreito demais para ser considerado um rio, o fato é que o tamanho não é um fator de distinção entre rios, riachos e riachos. Hualai é um corpo de água permanente, fluindo continuamente ao longo do ano, e tem todos os elementos de um rio, como uma bacia claramente definida, uma várzea etc.

Hualai também é conhecido como ‘Rio do Livro Ponte, por causa de uma história folclórica envolvendo um menino que tropeçou ao tentar atravessar o rio, deixando seu livro cair sobre uma das partes mais estreitas de Hualai. O livro se tornou uma ponte útil para as formigas que estavam tentando chegar ao outro lado, e o nome pegou.

Embora o rio Hualai não seja particularmente largo, sua profundidade chega a 50 centímetros.

Publicidade

Reprodução/ Oddity Central


Canais Especiais Hypeness