Inovação

Óculos de neve já eram usados por inuítes muito antes de sequer sonharmos com algo parecido

01 • 12 • 2021 às 08:22
Atualizada em 03 • 12 • 2021 às 08:21
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os inuítes tiveram um desafio para se adaptar ao clima ártico do norte do Canadá. A região, inóspita para a maioria da humanidade, é o lar desse grupo de povos nativos que desenvolveram tecnologias incríveis para sobreviver ao frio e gélido clima das neves.

– Dia da cerveja: história comprova que cerveja foi criada e desenvolvida por mulheres

Óculos para nevascas são essenciais para os povos indígenas que habitavam norte do Canadá, região cercada de neve; artefatos datam de dois milênios antes da era comum

Uma dessas invenções incríveis foram os óculos de neve (e de sol também). Os inuítes desenvolveram diversos tipos de óculos para proteção da luminosidade causada pelo reflexo do gelo e também para impedir partículas de neve de entrar nos olhos. A tecnologia é essencial para conseguir realizar tarefas como caminhar em nevascas ou caçar.

– País Dogon e a importância do Mali na origem da vida e criação do mundo

Um grande benefício dos óculos é ser adaptável ao rosto: por ser amarrado com couro, ele era capaz de se prender de forma precisa ao rosto, protegendo da neve de forma única.

A invenção dessa tecnologia data dos anos 1200 antes de Cristo, quando os Thules, um povo que precede os atuais inuítes, criaram esses óculos. As peças podiam ser feitas de couro, de osso ou de madeira. Basicamente, um pequeno corte horizontal no meio do material era capaz de filtrar a luminosidade e proteger os olhos dos congelantes flocos de neve das nevascas que podem até cegar alguém.

– Estas 5 civilizações africanas são tão impressionantes quanto a do Egito

Os óculos das neves são utilizados até hoje para caçadas e para proteção durante locomoção dos povos inuítes durante períodos de tempestades de neve e caçadas. Hoje, elas são comumente feitas de marfim oriundo das presas das focas, principal base alimentar dos povos do norte do Canadá.

 

 

Publicidade

Fotos: Domínio Público


Canais Especiais Hypeness