Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No dia 27 de dezembro de 2021, o mundo registrou 1,4 milhão de novos casos de covid-19, um recorde histórico para a humanidade. O movimento anti-vacina, a desigualdade na distribuição de vacinas e a variante ômicron do Sars-Cov-2 conseguiram fazer com que a doença se espalhasse de forma nunca antes vista no planeta terra.
Mundo observa casos de covid explodirem
De acordo com os dados do Our World In Data, o mundo superou o recorde anterior de 23 de dezembro desse ano, quando 983,3 mil testaram positivo para a doença.
A principal causa para esse aumento brutal na transmissão do vírus é a variante ômicron, uma versão com muitas mutações da covid-19. De acordo com estudos, a nova variante é quatro vezes mais transmissível que a delta, que já era mais contagiosa que vírus como MERS, SARS, Ebola, resfriado comum, gripe sazonal e varíola.
Por isso, os casos de covid estão explodindo em especial em países que já estão avançados em seus planos de vacinação e que passam a distribuir terceiras e quartas doses do imunizante, como os EUA. Por lá, mais de quinhentos mil casos de covid foram confirmados no dia 27 de dezembro.
– Variante ômicron: por que é importante que você tome a 3ª dose da vacina
A explosão no numero de casos, entretanto, não se refletiu ainda no numero de mortes por conta das vacinas. Entretanto, a tendência de mortes deve subir nos próximos dias. Isso é aguardado porque a variante ômicron possui um pequeno escape aos imunizados – e com tantos casos, todos ficam mais expostos – e porque ela vai infectar de forma avassaladora os não-vacinados.
Restrições contra covid-19 tentam furar bloqueio do movimento anti-vacina, que segue dificultando o controle da doença ao redor do mundo
E os não-vacinados são um problema duplo. Uma parte deles são do chamado movimento anti-vacina, que travou a vacinação na Europa e que ainda lota o sistema de saúde dos EUA com pessoas que se recusaram ao imunizante e precisam de internação. Outra parte deles se concentra especialmente no continente africano, onde surgiu a nova variante e onde os imunizantes simplesmente não chegaram. Em muitos países, não tem vacina contra a covid-19 e nem sistema de saúde para cuidar dos enfermos.
Entretanto, na própria Europa essa desigualdade se tornou evidente: Bósnia e Armênia, por exemplo, tem menos de 25% da população vacinada contra a covid-19.
Por aqui no Brasil, se proteja: continue usando máscaras e, quando for sua vez, tome sua dose de reforço.
Publicidade
Microplásticos são uma séria preocupação para ativistas ambientais quando se trata do acúmulo do material em...
Em um mundo cada vez menos confiável, em que nem uma imagem ou mesmo vídeo servem mais como provas da realidade de um...
Se você não vive sem tomar café, saiba que tal máxima não só pode ser literal, como pode ser também um plano...
Diminuir os carboidratos da dieta é mais do que uma moda sobre o consumo de glúten ou dietas para emagrecer. Um...
Imagens registradas pela sonda Curiosity na atmosfera de Marte vem intrigando os cientistas a respeito da formação de...
Se você é daquelas pessoas que acham que a maioria das nossas preocupações não merece tanta atenção e que pra...
Há 20 anos, o Observatório Chandra foi lançado no espaço. Para celebrar a data, a Nasa acaba de divulgar imagens...
Um depósito de armas do Império Romano com mais de 2,1 mil anos foi descoberto por uma equipe de arqueólogos na...
Há mais de 230 milhões de anos, onde hoje fica o Brasil e a Argentina, vivia o Buriolestes schultzi, um pequeno e...