Ciência

Pela primeira vez, mais de 1 milhão de casos de Covid são registrados no mundo em um único dia

Redação Hypeness - 29/12/2021

No dia 27 de dezembro de 2021, o mundo registrou 1,4 milhão de novos casos de covid-19, um recorde histórico para a humanidade. O movimento anti-vacina, a desigualdade na distribuição de vacinas e a variante ômicron do Sars-Cov-2 conseguiram fazer com que a doença se espalhasse de forma nunca antes vista no planeta terra.

Mundo observa casos de covid explodirem

De acordo com os dados do Our World In Data, o mundo superou o recorde anterior de  23 de dezembro desse ano, quando 983,3 mil testaram positivo para a doença.

A principal causa para esse aumento brutal na transmissão do vírus é a variante ômicron, uma versão com muitas mutações da covid-19. De acordo com estudos, a nova variante é quatro vezes mais transmissível que a delta, que já era mais contagiosa que vírus como MERS, SARS, Ebola, resfriado comum, gripe sazonal e varíola.

Por isso, os casos de covid estão explodindo em especial em países que já estão avançados em seus planos de vacinação e que passam a distribuir terceiras e quartas doses do imunizante, como os EUA. Por lá, mais de quinhentos mil casos de covid foram confirmados no dia 27 de dezembro.

– Variante ômicron: por que é importante que você tome a 3ª dose da vacina 

A explosão no numero de casos, entretanto, não se refletiu ainda no numero de mortes por conta das vacinas. Entretanto, a tendência de mortes deve subir nos próximos dias. Isso é aguardado porque a variante ômicron possui um pequeno escape aos imunizados – e com tantos casos, todos ficam mais expostos – e porque ela vai infectar de forma avassaladora os não-vacinados.

Restrições contra covid-19 tentam furar bloqueio do movimento anti-vacina, que segue dificultando o controle da doença ao redor do mundo

E os não-vacinados são um problema duplo. Uma parte deles são do chamado movimento anti-vacina, que travou a vacinação na Europa e que ainda lota o sistema de saúde dos EUA com pessoas que se recusaram ao imunizante e precisam de internação. Outra parte deles se concentra especialmente no continente africano, onde surgiu a nova variante e onde os imunizantes simplesmente não chegaram. Em muitos países, não tem vacina contra a covid-19 e nem sistema de saúde para cuidar dos enfermos.

Entretanto, na própria Europa essa desigualdade se tornou evidente: Bósnia e Armênia, por exemplo, tem menos de 25% da população vacinada contra a covid-19.

Por aqui no Brasil, se proteja: continue usando máscaras e, quando for sua vez, tome sua dose de reforço.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.