Debate

Policial stalker: quem é a mulher presa pela 4ª vez por perseguir ex-namorados

Redação Hypeness - 17/12/2021

Pessoas com atitudes abusivas nos relacionamentos estão em todos os lugares, inclusive dentro das corporações que devem proteger a população. Esse é o caso da policial civil Rafaela Luciene Motta Ferreira, de 40 anos.

Rafaela, que mora no Distrito Federal, foi presa na quinta-feira, 2 de dezembro, por descumprir uma medida restritiva que a impedia de se aproximar do ex-namorado. O mandado de prisão foi expedido pela corregedoria da Polícia Civil do DF, após a agente furar os pneus do carro e esfaquear a vítima, no domingo, 28 de novembro.

 

Policial Stalker: Rafaela Luciene Motta Ferreira é acusada de perseguir ex-namorados. (Reprodução: G1)

Detida na noite de primeiro de dezembro, na casa de familiares, a policial enfrenta o quarto processo (e pedido de prisão) por crimes cometidos contra pessoas com quem se relacionava.

No início, Rafaela resistiu à prisão e só se entregou na presença de seu advogado. Adval Cardoso, corregedor da Polícia Civil do DF, disse ao G1 que o acontecido foi “constrangedor e lamentável”. Segundo ele, Rafaela “está desequilibrada” e o pedido de prisão foi necessário. “Infelizmente, ela em liberdade seria um risco para o ex, para outras pessoas e para si própria”, diz.

Rafaela está na carceragem da Polícia Civil. Afastada do serviço com uma licença médica, ela também teve as armas recolhidas.

Detalhes do caso

De acordo com os investigadores, Rafaela foi até a residência do ex-namorado, e no estacionamento, começou a furar os pneus de seu carro. Ao ver isso, ele foi até o seu encontro e, segundo a polícia, derrubou a policial no chão, mas levou duas facadas e uma mordida no peito. Na sequência, conseguiu conter a agente, até a chegada da Polícia Militar.

Rafaela sendo contida pela PM durante ataque a ex-namorado em 28 de novembro. (Reprodução: G1)

Na versão de Rafaela, ele se machucou com um canivete quando tentou agredi-la. Ela também nega ter furado os pneus dos carros da vítima.

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, o ex-namorado teve ferimentos superficiais. Aos investigadores, ele contou que já registrou diversas ocorrências contra Rafaela, inclusive por ela já ter furado pneus dos carros dele anteriormente. O caso está sendo investigado como dano e lesão corporal.

Outros crimes

Além de responder por processos administrativos, Rafaela já foi presa e condenada por crimes cometidos contra outros ex-namorados. Em julho, a Polícia Civil apreendeu um caderno na casa de Rafaela, que continha supostas ameaças feitas a vários homens com as quais ela teve um relacionamento. Em uma das páginas, está escrito: “Vou pagar quantos assassinos de plantão forem necessários para acabar com a vida de todos eles”.

Os advogados de defesa confirmaram que caderno pertence à policial, contudo, nega que ela tenha escrito os textos. O material foi anexado ao processo que tramita na Justiça como prova contra Rafaela. Ainda contra ela, há uma sentença de março de 2020 na qual ela condenada, em primeira instância, por coação no curso do processo (Ato ou efeito do uso de violência ou ameaça para favorecer interesse próprio ou alheio).

Segundo a Justiça, a vítima também era um ex-namorado. Rafaela respondeu em liberdade, recebeu pena restritiva de direitos, mas recorreu da decisão.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.