Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As praias de nudismo são os principais locais frequentados por adeptos do naturismo, um estilo de vida que se baseia em práticas ligadas à natureza. Nelas, os banhistas não costumam usar roupas, circulando completamente nus pelo lugar. Ao contrário do que muita gente pode pensar, a atividade não apresenta nenhuma conotação sexual, é apenas a expressão de um modo mais natural e livre de se viver.
– Nudismo evangélico cresce no Brasil. Mas o que é isso mesmo?
Para garantir que os bons costumes nesses locais sejam cumpridos, as organizações naturalistas de cada país desenvolveram as próprias legislações. Que tal solucionar as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser feito nas praias brasileiras de nudismo, além de conhecer as oito que existem oficialmente no país?
Depende da praia, mas é muito difícil encontrar uma em que não seja obrigatório. Algumas delas autorizam o uso de roupas em algumas áreas específicas. É necessário se informar sobre as regras específicas de cada local antes de frequentá-lo. Outro ponto de atenção é evitar permanecer vestido em regiões e horários exclusivos de nudismo. Se você se sente constrangido, talvez não deva visitar esse tipo de praia.
Como no caso anterior, a resposta para essa pergunta varia de lugar para lugar. Existem praias em que é obrigatório ficar nu logo na entrada. Já em outras, é possível tirar a roupa depois de ter entrado e escolhido onde vai ficar. Por via das dúvidas, é importante conhecer as normas de cada local.
– Praia de nudismo na França libera sexo no local e vira atração no país
De modo profissional, sim, mas não em todas. Várias delas contam com seguranças que circulam pela orla, supervisionando se os banhistas cumprem as regras do naturismo. Se alguém apresenta conduta desrespeitosa e se recusa a mudá-la, é convidado a se retirar. Enquanto isso, outras praias dependem do bom senso e da responsabilidade dos próprios naturistas.
Sim! Mas somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais, regra que também vale para praias normais. É importante pontuar que em lugares onde o nudismo é obrigatório, menores de idade também são proibidos de usar roupas. Porém, se eles ainda não se sentirem confortáveis com isso, podem visitar praias que autorizam crianças de até 12 anos a ficarem vestidas.
Fotografar a paisagem, a si mesmo, a família ou demais acompanhantes é permitido. O que não pode é tirar fotos de pessoas desconhecidas sem a autorização delas.
– 10 praias incríveis pelo mundo das quais você provavelmente nunca ouviu falar
A existência ou não de uma proibição varia de praia para praia. Algumas só permitem a entrada de homens desacompanhados de mulheres se o cartão da Federação Internacional de Naturismo, atualizado, for apresentado. Outras não proíbem a entrada de ninguém. Ainda há aquelas que reservam uma área exclusiva para homens sem acompanhante.
– Nudistas adeptos do amor livre podem ser despejados por sexo sem limites
Não é oficialmente proibido, mas não é aconselhável. Animais, como cachorros e gatos, podem urinar e defecar nas partes da areia em que os banhistas, depois, correm o risco de sentar e contrair doenças. Esse é um dos motivos pelo qual os frequentadores só devem se acomodar em cima de cangas, toalhas de praia ou outros objetos que evitem o contato direto do corpo com o ambiente.
Tambaba, Conde (PB): Primeira praia de nudismo do Nordeste, oficializada em 1991, Tambaba se tornou a mais famosa do Brasil. Formada por falésias, matas, pedras e piscinas naturais, conta com a infraestrutura de restaurantes e pousadas naturistas. Ela se divide em duas partes: uma em que é obrigatório tirar a roupa e outra em que ficar vestido é permitido. Homens desacompanhados não têm autorização para entrar.
Galheta, Florianópolis (SC): Diferentemente de Tambaba, em Galheta o nudismo é opcional. Localizada a 15 km do centro da capital, a praia é frequentada por naturistas e moradores da ilha, mas não conta com infraestrutura de restaurantes ou pousadas. Para chegar lá é preciso caminhar por uma pequena trilha entre pedras.
Abricó, Rio de Janeiro (RJ): Entre o mar e a montanha se estendem os 850 metros de faixa de areia que formam Abricó. A praia fica na Zona Oeste da capital fluminense, perto da Prainha, em Grumari, e conta apenas com um pequeno restaurante. Durante a semana, tirar a roupa é opcional, mas aos sábados, domingos e feriados se torna obrigatório.
Massarandupió, Entre Rios (BA): Equipada com quiosques e uma área de camping, Massarandupió é conhecida como uma das melhores praias do Nordeste. Lá, o nudismo é obrigatório e homens desacompanhados são proibidos de frequentar. Para acessar o local, é necessário fazer uma trilha de 20 minutos de duração.
Barra Seca, Linhares (ES): Chegar à Barra Seca só é possível de barco. A praia fica em uma ilha e é marcada pelo encontro do Rio Ipiranga com o mar. Apesar de contar com banheiros, alguns quiosques e espaço para camping, é recomendado que os visitantes levem o próprio alimento.
Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC): Considerada um paraíso ecológico, a Praia do Pinho se divide em uma área onde o nudismo é obrigatório e em outra onde ele é opcional. Ela é repleta de piscinas naturais e tem uma das melhores infraestruturas da categoria, com bares, pousadas, camping e até estacionamento espalhados pelo local.
Pedras Altas, Palhoça (SC): Como é cercada por uma densa vegetação, Pedras Altas parece mais reservada, além de ser de difícil acesso. É proibido entrar nela usando qualquer peça de roupa. Apesar de contar com uma área de camping, um restaurante e uma pequena pousada, a infraestrutura da praia é simples. É composta por duas partes: a primeira é destinada a pessoas desacompanhadas, enquanto a segunda costuma receber casais e famílias com crianças.
Olho de Boi, Búzios (RJ): As águas da praia Olho de Boi são calmas e cristalinas, ideais para banho. O acesso a ela se dá por meio de uma trilha íngreme de 20 minutos de duração. O nudismo só é opcional na área das pedras, no mar e na areia ele passa a ser obrigatório. Infelizmente, o local não conta com quiosques, pousadas ou restaurantes.
Publicidade
Foto 1: Sofiia Potanina/EyeEm/Getty Images
Foto 2: FTiare/Getty Images
Foto 3: Westend61/Getty Images
Foto 4: Eduardo Fechine
Foto 5: Papa Pic/Flickr
Foto 6: Fabio Motta/Agência O Globo
Foto 7: Guia da Bahia
Foto 8: Reprodução/Trip Advisor
Foto 9: Reprodução/Loucos por Praia
Foto 10: Reprodução/Facebook
Foto 11: Reprodução/Viagens Possíveis
De aldeias com casas na árvore na Costa Rica a comunidades de ioga no Havaí, essa seleção reúne algumas...
O último Censo realizado em nosso país apontou que, entre os 190 milhões de brasileiros, cerca de 45 milhões têm...
Darryn Webb é um australiano apaixonado por snowboard, mas em 2005 teve uma ideia revolucionária: quis aplicar o...
Os 21 anos em que Mohandas Karamchand Gandhi viveu na cidade de Joanesburgo foram determinantes para que o jovem e...
Sempre que vemos imagens de áreas desérticas no mundo estamos acostumados a um mesmo padrão: areia e dunas para...
Qual é a maior bagagem que você leva das suas viagens? Certamente são aquelas recheadas de experiências, boas e...
São muitos os tipos de churrasco americano, mas nenhum deles é completo sem o acompanhamento adequado. Em alguns...
Tirar um ano sabático, largar tudo e viajar ao redor de todo mundo é algo que todo mundo deveria fazer ao menos uma...
Acredite se quiser, mas há lugares no mundo que o Homem ainda não conseguiu chegar. É o caso da origem da fonte...