Viagem

Praias de nudismo: o que você precisa saber antes de conhecer as melhores do Brasil

09 • 12 • 2021 às 10:17
Atualizada em 13 • 12 • 2021 às 11:17
Roanna Azevedo
Roanna Azevedo   Redatora Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

As praias de nudismo são os principais locais frequentados por adeptos do naturismo, um estilo de vida que se baseia em práticas ligadas à natureza. Nelas, os banhistas não costumam usar roupas, circulando completamente nus pelo lugar. Ao contrário do que muita gente pode pensar, a atividade não apresenta nenhuma conotação sexual, é apenas a expressão de um modo mais natural e livre de se viver.

Nudismo evangélico cresce no Brasil. Mas o que é isso mesmo?

Para garantir que os bons costumes nesses locais sejam cumpridos, as organizações naturalistas de cada país desenvolveram as próprias legislações. Que tal solucionar as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser feito nas praias brasileiras de nudismo, além de conhecer as oito que existem oficialmente no país?

É obrigatório ficar nu?

Depende da praia, mas é muito difícil encontrar uma em que não seja obrigatório. Algumas delas autorizam o uso de roupas em algumas áreas específicas. É necessário se informar sobre as regras específicas de cada local antes de frequentá-lo. Outro ponto de atenção é evitar permanecer vestido em regiões e horários exclusivos de nudismo. Se você se sente constrangido, talvez não deva visitar esse tipo de praia. 

É para tirar a roupa em que momento?

Como no caso anterior, a resposta para essa pergunta varia de lugar para lugar. Existem praias em que é obrigatório ficar nu logo na entrada. Já em outras, é possível tirar a roupa depois de ter entrado e escolhido onde vai ficar. Por via das dúvidas, é importante conhecer as normas de cada local.

Praia de nudismo na França libera sexo no local e vira atração no país

Existe fiscalização nessas praias?

De modo profissional, sim, mas não em todas. Várias delas contam com seguranças que circulam pela orla, supervisionando se os banhistas cumprem as regras do naturismo. Se alguém apresenta conduta desrespeitosa e se recusa a mudá-la, é convidado a se retirar. Enquanto isso, outras praias dependem do bom senso e da responsabilidade dos próprios naturistas.

Menores de idade podem frequentar praias de nudismo? 

Sim! Mas somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais, regra que também vale para praias normais. É importante pontuar que em lugares onde o nudismo é obrigatório, menores de idade também são proibidos de usar roupas. Porém, se eles ainda não se sentirem confortáveis com isso, podem visitar praias que autorizam crianças de até 12 anos a ficarem vestidas.

É proibido tirar fotos nessas praias?

Fotografar a paisagem, a si mesmo, a família ou demais acompanhantes é permitido. O que não pode é tirar fotos de pessoas desconhecidas sem a autorização delas.

10 praias incríveis pelo mundo das quais você provavelmente nunca ouviu falar

Homens desacompanhados podem entrar?

A existência ou não de uma proibição varia de praia para praia. Algumas só permitem a entrada de homens desacompanhados de mulheres se o cartão da Federação Internacional de Naturismo, atualizado, for apresentado. Outras não proíbem a entrada de ninguém. Ainda há aquelas que reservam uma área exclusiva para homens sem acompanhante.

Nudistas adeptos do amor livre podem ser despejados por sexo sem limites

É permitido levar animais de estimação? 

Não é oficialmente proibido, mas não é aconselhável. Animais, como cachorros e gatos, podem urinar e defecar nas partes da areia em que os banhistas, depois, correm o risco de sentar e contrair doenças. Esse é um dos motivos pelo qual os frequentadores só devem se acomodar em cima de cangas, toalhas de praia ou outros objetos que evitem o contato direto do corpo com o ambiente.

As 8 praias brasileiras oficiais de nudismo

Tambaba, Conde (PB): Primeira praia de nudismo do Nordeste, oficializada em 1991, Tambaba se tornou a mais famosa do Brasil. Formada por falésias, matas, pedras e piscinas naturais, conta com a infraestrutura de restaurantes e pousadas naturistas. Ela se divide em duas partes: uma em que é obrigatório tirar a roupa e outra em que ficar vestido é permitido. Homens desacompanhados não têm autorização para entrar.

Galheta, Florianópolis (SC): Diferentemente de Tambaba, em Galheta o nudismo é opcional. Localizada a 15 km do centro da capital, a praia é frequentada por naturistas e moradores da ilha, mas não conta com infraestrutura de restaurantes ou pousadas. Para chegar lá é preciso caminhar por uma pequena trilha entre pedras.

Abricó, Rio de Janeiro (RJ): Entre o mar e a montanha se estendem os 850 metros de faixa de areia que formam Abricó. A praia fica na Zona Oeste da capital fluminense, perto da Prainha, em Grumari, e conta apenas com um pequeno restaurante. Durante a semana, tirar a roupa é opcional, mas aos sábados, domingos e feriados se torna obrigatório. 

Massarandupió, Entre Rios (BA): Equipada com quiosques e uma área de camping, Massarandupió é conhecida como uma das melhores praias do Nordeste. Lá, o nudismo é obrigatório e homens desacompanhados são proibidos de frequentar. Para acessar o local, é necessário fazer uma trilha de 20 minutos de duração. 

Barra Seca, Linhares (ES): Chegar à Barra Seca só é possível de barco. A praia fica em uma ilha e é marcada pelo encontro do Rio Ipiranga com o mar. Apesar de contar com banheiros, alguns quiosques e espaço para camping, é recomendado que os visitantes levem o próprio alimento.

Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC): Considerada um paraíso ecológico, a Praia do Pinho se divide em uma área onde o nudismo é obrigatório e em outra onde ele é opcional. Ela é repleta de piscinas naturais e tem uma das melhores infraestruturas da categoria, com bares, pousadas, camping e até estacionamento espalhados pelo local.

Pedras Altas, Palhoça (SC): Como é cercada por uma densa vegetação, Pedras Altas parece mais reservada, além de ser de difícil acesso. É proibido entrar nela usando qualquer peça de roupa. Apesar de contar com uma área de camping, um restaurante e uma pequena pousada, a infraestrutura da praia é simples. É composta por duas partes: a primeira é destinada a pessoas desacompanhadas, enquanto a segunda costuma receber casais e famílias com crianças.

Olho de Boi, Búzios (RJ): As águas da praia Olho de Boi são calmas e cristalinas, ideais para banho. O acesso a ela se dá por meio de uma trilha íngreme de 20 minutos de duração. O nudismo só é opcional na área das pedras, no mar e na areia ele passa a ser obrigatório. Infelizmente, o local não conta com quiosques, pousadas ou restaurantes.

Publicidade

Foto 1: Sofiia Potanina/EyeEm/Getty Images

Foto 2: FTiare/Getty Images

Foto 3: Westend61/Getty Images

Foto 4: Eduardo Fechine

Foto 5: Papa Pic/Flickr

Foto 6: Fabio Motta/Agência O Globo

Foto 7: Guia da Bahia

Foto 8: Reprodução/Trip Advisor

Foto 9: Reprodução/Loucos por Praia

Foto 10: Reprodução/Facebook

Foto 11: Reprodução/Viagens Possíveis

 

 


Canais Especiais Hypeness