Gastronomia

Saiba como germinar sementes e grãos para receitas cruas

07 • 12 • 2021 às 18:59
Atualizada em 28 • 12 • 2021 às 20:05
Adriane Primo
Adriane Primo   Redatora Comunicadora, praieira nascida em Ilhéus, no sul da Bahia, nunca soube fazer outra coisa senão comunicação, em especial aquelas que envolvem arte, cultura e sociedade. Já escreveu para jornal, sites de notícias, atuou (e atua) em assessorias de imprensa, gerenciamento de redes sociais, pesquisa criativa e afins. Pensa, escreve e executa projetos de desenvolvimento social.

Sabia que, quanto germinadas, as sementes liberam enzimas responsáveis ​​pela captação de nutrientes e são fortes aliadas no processo digestivo? Apesar de ser uma técnica relativamente nova para o Ocidente, pesquisadores acreditam que os chineses, três anos antes de Cristo, já consumiam os brotos. Além deles, os essênios, um povo que seguia uma vertente do judaísmo e viveu entre 150 ac a 70 dc, também ingeriam alimentos germinados. Saiba como germinar esses grãos e os seus benefícios para a saúde .

Sementes germinadas liberam enzimas responsáveis ​​pela captação de nutrientes e são aliadas no processo digestivo. Imagem: Dreamstime

Podemos dividir as sementes em três categorias. Oleaginosas, que são ricas em gorduras; proteicas, ricas em proteínas; e amiláceas, que são ricas em amido. Entre as oleaginosas podemos destacar os grãos de amêndoas, girassol, nozes e linhaça. Nas proteicas, entram soja, lentilhas, ervilhas e feijão. Já entre as amiláceas conhecido-se trigo, aveia e quinoa.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, sementes germinar e grãos aumentam como atividades enzimáticas do alimento. Dessa forma, elas auxiliam na maior captação de nutrientes para o corpo e atuam como facilitadoras da digestão.

-‘Coquetéis de aditivos’: químicos dominam alimentos vendidos em mercados do Brasil, revela pesquisa

Como germinar

É possível consumir os grãos germinados em saladas, leite de vegetais e até mesmo em sucos. A chef de alimentação viva Manuela Scalini ensina nesse vídeo como germinar sementes e grãos e cita também alguns benefícios que esses alimentos trazem para a saúde humana.

 Benefícios para a saúde

1. Regula o intestino

Por causa da quantidade expressiva de fibras encontradas nos alimentos germinados, a ingestão regular das sementes contribui para a regulação do intestino. Isso significa a redução de problemas como a constipação intestinal, por exemplo.

2. Combate o envelhecimento precoce

A ação antioxidante dos alimentos germinados também é outro ponto a favor. Isso porque combate a ação dos radicais livres, responsáveis ​​por doenças degenerativas e envelhecimento precoce das células.

3. Fortalece o sistema imunológico

Sementes de germinar e grãos também contribuem para a regulação do metabolismo e do sistema endócrino. Inclusive, oferece até mesmo benefícios hematológicos e  imunológicos. Ou seja, o consumo dos alimentos germinados faz você envelhecer mais lentamente, não adoecer, ser mais inteligente e mais forte. Ainda, contribui para você se recuperar mais rapidamente. 

-Pesquisa conclui que maconha passa a ajudar a memória na velhice

Combater a velhice precoce, regular o intestino e deixar os músculos mais fortes são alguns benefícios das sementes germinadas. Imagem: Namu Portal

4. Germinar sementes e grãos: ossos e músculos mais fortes

Outro grande benefício de sementes de germinar e grãos é o  fortalecimento  de ossos e músculos. E isso se dá graças aos minerais cálcio e ferro, encontrados nesses alimentos. Enquanto o primeiro fortalece os ossos e previne doenças como osteoporose e hipertensão arterial, o segundo combate a anemia, uma fadiga, e até mesmo a queda dos cabelos.

5. Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso

A ingestão regular dos alimentos germinados também contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, regulando, inclusive, o sono e o humor. E isso tudo graças às vitaminas do complexo B encontradas nesses alimentos, que também favorecem o aumento da  concentração  e da disposição física.

 

 

Publicidade

Canais Especiais Hypeness