Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Sabia que, quanto germinadas, as sementes liberam enzimas responsáveis pela captação de nutrientes e são fortes aliadas no processo digestivo? Apesar de ser uma técnica relativamente nova para o Ocidente, pesquisadores acreditam que os chineses, três anos antes de Cristo, já consumiam os brotos. Além deles, os essênios, um povo que seguia uma vertente do judaísmo e viveu entre 150 ac a 70 dc, também ingeriam alimentos germinados. Saiba como germinar esses grãos e os seus benefícios para a saúde .
Sementes germinadas liberam enzimas responsáveis pela captação de nutrientes e são aliadas no processo digestivo. Imagem: Dreamstime
Podemos dividir as sementes em três categorias. Oleaginosas, que são ricas em gorduras; proteicas, ricas em proteínas; e amiláceas, que são ricas em amido. Entre as oleaginosas podemos destacar os grãos de amêndoas, girassol, nozes e linhaça. Nas proteicas, entram soja, lentilhas, ervilhas e feijão. Já entre as amiláceas conhecido-se trigo, aveia e quinoa.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, sementes germinar e grãos aumentam como atividades enzimáticas do alimento. Dessa forma, elas auxiliam na maior captação de nutrientes para o corpo e atuam como facilitadoras da digestão.
-‘Coquetéis de aditivos’: químicos dominam alimentos vendidos em mercados do Brasil, revela pesquisa
É possível consumir os grãos germinados em saladas, leite de vegetais e até mesmo em sucos. A chef de alimentação viva Manuela Scalini ensina nesse vídeo como germinar sementes e grãos e cita também alguns benefícios que esses alimentos trazem para a saúde humana.
Por causa da quantidade expressiva de fibras encontradas nos alimentos germinados, a ingestão regular das sementes contribui para a regulação do intestino. Isso significa a redução de problemas como a constipação intestinal, por exemplo.
A ação antioxidante dos alimentos germinados também é outro ponto a favor. Isso porque combate a ação dos radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e envelhecimento precoce das células.
Sementes de germinar e grãos também contribuem para a regulação do metabolismo e do sistema endócrino. Inclusive, oferece até mesmo benefícios hematológicos e imunológicos. Ou seja, o consumo dos alimentos germinados faz você envelhecer mais lentamente, não adoecer, ser mais inteligente e mais forte. Ainda, contribui para você se recuperar mais rapidamente.
-Pesquisa conclui que maconha passa a ajudar a memória na velhice
Combater a velhice precoce, regular o intestino e deixar os músculos mais fortes são alguns benefícios das sementes germinadas. Imagem: Namu Portal
Outro grande benefício de sementes de germinar e grãos é o fortalecimento de ossos e músculos. E isso se dá graças aos minerais cálcio e ferro, encontrados nesses alimentos. Enquanto o primeiro fortalece os ossos e previne doenças como osteoporose e hipertensão arterial, o segundo combate a anemia, uma fadiga, e até mesmo a queda dos cabelos.
A ingestão regular dos alimentos germinados também contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, regulando, inclusive, o sono e o humor. E isso tudo graças às vitaminas do complexo B encontradas nesses alimentos, que também favorecem o aumento da concentração e da disposição física.
Publicidade
Do laboratório direto para seu prato: esse é o conceito essencial do restaurante The Chicken, o primeiro do mundo a...
Nesse Dia dos Namorados, há previsão de que o Brasil irá passar por uma onda de frio. Para comemorar o amor e o...
Shiltarae bingsu, ou gelo picado em fios, é uma versão moderna de uma sobremesa sul-coreana popular que consiste em...
Um dos lanches mais apreciados no mundo tem um dia inteirinho no calendário para chamar de seu: 28 de maio é o Dia do...
Entre tantas coisas que considero urgentes no Brasil, a alimentação é uma das top dez da minha lista. Eu não quero...
Se você é antenado nos lançamentos de eletrodomésticos, com certeza já ouviu falar nas fritadeiras sem óleo air...
No verão (ou não) - ou sempre, se você mora em qualquer lugar do Rio de Janeiro para cima (rs) - bate uma vontade de...
O Jacu Bird Coffee é uma das variedades de café mais raras e caras do mundo. É feito a partir de cerejas do café...
Ao longo do tempo, percebi que o que vale mesmo nesta vida é viver experiências leves e se elas vêm acompanhadas de...