Sonda da Nasa toca o Sol pela 1ª vez na história: ‘É como o pouso na Lua’

Redação Hypeness - 16/12/2021

Cientistas da Nasa anunciaram que uma sonda tocou o Sol durante uma expedição. Em 28 de abril desse ano, a Nasa Parker Solar Probe (PSP) tocou a estrela durante uma viagem na coroa do astro maior do Sistema Solar.

– Entenda como a gravidade do Sol e Lua interferem no comportamento de plantas e animais

Sonda chegou ao limite entre o campo magnético do Sol e surpreender cientistas

Nasa toca o Sol

O anúncio foi feito durante uma coletiva da American Geophysical Union e os estudos sobre a expedição serão publicados na revista científica Physical Review Letters e na renomadíssima The Astrofisical Journal.

– 78.846 fotos do Sol são costuradas em time lapse hipnotizante que mostra o astro em movimento

“A fronteira cruzada pelo PSP é chamada de superfície de Alfvén – definida como o ponto onde as energias magnética e cinética se equilibram. Acima desta superfície, o vento solar flui livremente para longe do Sol. Abaixo da superfície, os campos magnéticos dominam o movimento do plasma, ligando-os ao Sol”, explica a Nasa.

Segundo a agência espacial norte-americana, trata-se de uma fronteira invisível que ainda não havia sido ultrapassada pela humanidade. Já de acordo com os cientistas, a sonda estava a 13 milhões do “solo” – vale lembrar que o Sol não possui algo como a superfície da Terra- quando encontrou a superfície de Alven.

Explosões solares são um dos fenômenos que esse tipo de missão pode ajudar a explicar

“Esse é um momento grandioso para a ciência solar. Essa pedra angular não apenas fornecerá uma visão mais aprofundada da evolução do Sol e de seu impacto no Sistema Solar, mas tudo aquilo que aprendemos sobre a nossa estrela nos ensinará muito sobre o resto do Universo”, declarou um dos diretores da Nasa para missões científicas, Thomas Zurbuchen. “Tocar a atmosfera solar nos ajudará a descobrir informações cruciais da nossa estrela”, pontuou.

Os pesquisadores esperam que essa e outras missões do tipo possam prover novas informações sobre o campo magnético do Sol, assim como as primeiras missões enviadas à Lua revelaram muito sobre o satélite.

“Vemos as provas de estar na coroa nos dados do campo magnético, nos dados dos ventos solares e visivelmente nas imagens. Podemos ver verdadeiramente a sonda que voa através das estruturas da coroa que podem ser observadas durante os eclipses totais do Sol”, disse o cientista do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Nour Raouafi, à Nasa.

Fotos: foto 1: Divulgação/Nasa/foto 2: © Getty Images