Debate

Sucesso de Lucas Neto em Portugal cria polêmica xenófoba com crianças que ‘só falam brasileiro’

Kauê Vieira - 07/12/2021 | Atualizada em - 27/12/2021

O Diário de Notícias, de Portugal, publicou uma matéria falando sobre uma mudança de comportamento e até de cultura das crianças do país: elas estão “falando brasileiro”. Em outras palavras, não estão usando o português originário do país colonizador onde nasceram, mas sim a fala do Brasil, com direito a sotaque carioca, graças ao fenômeno Luccas Neto.

Luccas Neto ficou famoso por meio do irmão, Felipe Neto

Com mais de 36 milhões de inscritos, o youtuber produz conteúdos voltados para o público infantil e tem se tornado tão popular que as crianças de Portugal também querem ser como ele. O show de Luccas, inclusive, lotou o pavilhão Altice Arena, na capital Lisboa.

– Como seria em 2021 a casa da menina brasileira que foi rainha de Portugal?

No Instagram, Luccas Neto comemorou o sucesso em Portugal

Os pais portugueses têm se preocupado com esse novo hábito dos filhos, mas não por medo de uma desconexão com suas raízes, mas sim por pura xenofobia. A matéria do Diário de Notícias, com depoimentos que expuseram preconceito com brasileiros, chegou a ser deletada por causa do conteúdo ofensivo.

– 3ª Guerra Memeal: Portugal e Brasil disputam no Twitter quem tem mais artistas apoiando sua seleção

Já no Brasil, a notícia foi recebida com mais empolgação. No Twitter, as famílias portuguesas viraram motivos de piadas sobre reparação histórica e descolonização. Já Luccas Neto, virou um herói.

Publicidade


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.