Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Há mil anos, os paredões repletos de escadas que formam o poço Chand Baori, no vilarejo de Abnaheri, na Índia, eram utilizados para coletar água da chuva: construído entre os séculos VIII e IX, os 3.500 degraus distribuídos em um espaço de altura equivalente a de um prédio de 13 andares, o poço no passado era a principal fonte de abastecimento de água da região do Rajastão, nos arredores do Grande Deserto Indiano, na divisa com o Paquistão. O tempo passou, e os sistemas de encanamento e irrigação modernos tornaram esse método de coleta obsoleto, e assim o local, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, tornou-se somente um ponto turístico.
O Baori Chand, no vilarejo de Abhaneri é um dos maiores e mais profundos poços do tipo na Índia
-O misterioso poço de Barhout, no Iêmen, cujo fundo ninguém jamais alcançou
Curiosamente, porém, nos últimos anos, esse e outros poços semelhantes espalhados pelo país vêm sendo reformados, mas não para receber turistas, e sim para voltarem a ser utilizados como meio de distribuição de água para vilarejos e aldeias do país afetados pela seca. Conhecidos como “baolis” or “bwaris”, alguns dos mais de 3 mil poços na Índia encontravam-se completamente abandonados, cobertos por folhas e vegetações ou mesmo utilizados como lixão. Somente em Delhi, 15 poços foram reformados em baixo custo, e passaram a fornecer 33 mil galões de água para a cidade.
Poço em Nagnath Mandir, na vila de Hatnoor
A bela vista da escadaria Shravanabelagola cheia de água, em Karnataka
-Casa inovadora usa piscina no teto para captar água da chuva e resfriar o espaço interior
Em outras regiões do país, dezenas de milhares de pessoas já utilizam a água coletada nos poços para matar a sede, cozinhar, mas também para festas e cerimônias – com os locais também retomando o potencial turístico, como estruturas literalmente milenares que seguem funcionando perfeitamente para um propósito vital. “Agora temos acesso à água limpa para beber, para uso doméstico e para cerimonias religiosas”, afirmou uma professora do do vilarejo de Shivpura, em reportagem da BBC News. “O baoli se tornou o esplendor de nosso vilarejo”.
Um dos mais belos poços com degraus é o Toor Ji Ki Bawari, em Jodhpur
Jachcha Ki Baori, em Hindaun
-Vídeo ensina como ter água potável em casa sem depender do governo
A estrutura das escadarias permite não só que a água desça para o poço, como também que se tenha acesso até o fundo da construção – e mais: mesmo que ninguém coletasse a água, o sistema é bastante eficaz para irrigar a água da chuva para os solos. Os relatos confirmam que os poços revividos tornaram-se também pontos de encontro da comunidade, além de uma importante alternativa para as constantes crises de seca que assolam diversas regiões da Índia – uma solução que já existia de fato há milhares de anos.
Baoli em Hampi
Em plena Nova Déli, o Baoli de Agrasen Ki, que foi reconstruído no Século XIV
Publicidade
Um dos mais icônicos modelos de tênis da história e um dos marcos maiores do design de modo geral está de volta às...
Morto em 2016, certamente David Bowie merece o título de gênio. Cantor, compositor, ator e produtor musical, mais de...
Caso você venha fugindo do pedido dos filhos de montar uma casa na árvore argumentando dificuldades financeiras, é...
Em Londres uma caixa de água antiga de 7 metro de diâmetro foi transformada em uma casa estilosa que pode ser alugada...
Muitas campanhas do Kickstarter se tornam conhecidas por reinventar alguns produtos do nosso dia a dia - e essa talvez...
Sebastian Bieniek é mais um dos artistas que usa a maquiagem para criar incríveis ilusões de ótica. Com lápis de...
A França foi o local escolhido para a inauguração de um novo estilo de arquitetura para os restautrantes do...
Ingredientes principais: madeiras de demolição e câmaras de pneu. Para o retoque final: pinceladas de tintas...
Muito bacana o projeto do estudante de design Andrew Kim. Ele reparou que as garrafas tradicionais ocupavam muito...