Sustentabilidade

Temperatura de 37º C no Ártico é validada pela ONU como maior da história

Redação Hypeness - 21/12/2021 | Atualizada em - 05/01/2022

A Agência Meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU) certificou que a temperatura de 38°C (100,4 graus Fahrenheit) detectada no Ártico é a maior de todos os tempos na região. O recorde preocupante foi estabelecido na cidade de Verkhoyansk, no norte da Rússia, no ano passado. A certificação pela ONU aconteceu na última semana.

– Aquecimento global está destruindo patrimônios artísticos da humanidade

De acordo com dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura foi alcançada no dia 20 de junho de 2020, durante uma onda de calor que atingiu a Sibéria. Para se ter uma ideia, as temperaturas no Ártico chegaram a ficar 18 graus acima dos valores normais para o verão local.

“Este novo registro do Ártico é mais um em uma de uma série de observações relatadas ao Arquivo de Extremos do Tempo e Clima da OMM que soam os alarmes sobre as mudanças climáticas”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em um comunicado.

Aumento da temperatura da Terra pode superar limite estabelecido pela ONU

Segundo a instituição, o Ártico é uma das regiões do planeta que mais tem sofrido com o colapso climático. Por lá, o aquecimento tem sido mais de duas vezes maior do que a média global.

A temperatura identificada em Verkhoyansk é mais compatível com as áreas ao redor do Mar Mediterrâneo do que no Ártico. A cidade fica a cerca de 115 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e a estação meteorológica tem observado as temperaturas desde 1885.

Os investigadores da OMM estão procurando verificar leituras de temperatura de 54,4°C registradas em 2020 e 2021 no lugar mais quente do mundo, o Vale da Morte na Califórnia, e validar um novo registro de temperatura europeu relatado de 48,8°C na ilha italiana da Sicília neste verão. O Arquivo de Extremos de Tempo e Clima da OMM nunca teve tantas investigações simultâneas em andamento“, afirmou o secretário-geral.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.