Debate

Tiago Iorc: especialista diz que clipe de ‘Masculinidades’ é um espetáculo do ‘eu’

Redação Hypeness - 07/12/2021

Ai, ai…/ Esse homem macho, machucado/ Esse homem violento, homem violado/ Homem sem amor, homem mal amado/ Precisamos nos responsabilizar, meus amigos.” 

Uma importante reflexão por trás do ‘Sumiço’ de cantor Tiago Iorc

Os versos de “Masculinidade” de Tiago Iorc causaram polêmica quando a música foi lançada, há cerca de um mês. No lugar de levantar uma discussão positiva sobre o tópico, que pareceu ser o desejo do cantor, a música virou piada e motivo de chacota. 

Tiago Iorc dança no clipe e ‘Masculinidade’.

Para a especialista em psicanálise e influenciadora digital Manuela Xavier, ouvida pela “Folha de SP“, a música e o vídeo de Tiago são um grande “espetáculo do ‘eu'” ao tratar da masculinidade apenas como “efeito colateral”. 

Mesmo quando ele admite que já foi covarde e abusivo, não vemos uma responsabilização, ou reconhecimento dos benefícios que tirou disso tudo. É como se ele fosse a vítima“, explica. 

Acompanhando a canção, Tiago também lançou um videoclipe, em que aparece sem camisa dançando de forma intensa e performática. Foi o primeiro projeto dele lançado após um período afastado e isolado. 

“Ser homem exige muito mais do que coragem/ Muito mais do que masculinidade/ Ser homem exige escolha, meu irmão“, canta o artista de Brasília. 

Por que Tiago Iorc foi criticado por novo single sobre masculinidades

Manuela ainda ressalta que ao se referir ao seu lado “sensível” como “feminino”, Tiago ainda colaborou para reforçar o estereótipo com viés machista de que ser emotivo é “coisa de mulher”. 

“Em um dos versos, ele fala que teve medo do seu feminino. Mas o que seria esse feminino? Ser sensível e emotivo? Isso é exatamente um estereótipo“, diz a psicanalista. 

Para o escritor João Silvério Trevisan, autor de “Seis Balas Num Buraco Só — A Crise do Masculino”, a música de Tiago Iorc tentou levantar uma discussão para que se repensasse o masculino, mas foi absolutamente insuficiente. 

A impressão que fica é a de que ele saiu da terapia e quer dar um conselho, quase como uma autoajuda”, diz Trevisan. “Mas o videoclipe tem suas complexidades para além do texto. É bem bonito. Muita gente está fazendo o que o Iorc fez, e as maiores abordagens que encontrei vieram de feministas. Isso precisa continuar.

Padre Fabio de Melo tem a melhor reação para volta de Tiago Iorc após sumiço

Publicidade

Fotos: Reprodução/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.