Ciência

Última chuva de meteoros de 2021 acontece nesta madrugada e será visível em todo Brasil

Redação Hypeness - 13/12/2021

Nessa segunda-feira (13), poderemos ver nos céus do Brasil a última chuva de meteoros do agitado ano de 2021. A geminíade é uma chuva de meteoros anual que ocorre no céu durante o mês de dezembro.

A chuva de meteoros tem previsão para começar às 3h da manhã da madrugada de terça-feira (14). A Lua não estará mais visível, o que facilita a visualização.

– Asteroide ‘potencialmente perigoso’ do tamanho da Torre Eiffel entra na órbita da Terra ainda em dezembro de 2021, avisa Nasa

Os meteoros geminídeos vistos na China em 2019; chuva poderá ser vista no Brasil na madrugada.

Chuva de 20 meteoros por hora

Os especialistas esperam que sejam vistos cerca de 150 meteoros por hora em todo o planeta Terra, mas no céu brasileiro poderão ser avistados por volta de 20 meteoros por hora.

– China separou 23 foguetes gigantes para desviar asteroide que pode destruir a Terra

“A constelação de gêmeos, que é o radiante da Geminídeos [ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar], nascerá às 21h30, mas, nesse horário, a intensidade da chuva ainda estará baixa. Já da meia-noite às 3h, os meteoros serão abundantes, mas, por outro lado, a luminosidade da Lua atrapalhará a observação. O melhor horário, portanto, será a partir das 3h”, afirma o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) ao veículo R7.

Madrugada reserva chuva de meteoro visível ao olho nu; sabia como assistir  | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

– Cientistas podem ter detectado o ‘zumbido do universo’, capaz de mudar a astronomia para sempre

O professor também recomenda ir para um local sem luz para melhor visualização do fenômeno. “A orientação para tirar o máximo proveito do fenômeno é deslocar-se para um local afastado das luzes da cidade e, se possível, reclinar-se em uma cadeira de praia, de modo a obter o maior campo de visão possível. Vale lembrar que, apesar de os meteoros parecerem se originar de um único ponto, eles poderão ser vistos de qualquer lugar no céu”, completou.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.