Ciência

Um tour surreal por túnel onde as pessoas pagam para inalar gás radioativo

17 • 12 • 2021 às 17:44
Atualizada em 04 • 01 • 2022 às 09:46
Adriane Primo
Adriane Primo   Redatora Comunicadora, praieira nascida em Ilhéus, no sul da Bahia, nunca soube fazer outra coisa senão comunicação, em especial aquelas que envolvem arte, cultura e sociedade. Já escreveu para jornal, sites de notícias, atuou (e atua) em assessorias de imprensa, gerenciamento de redes sociais, pesquisa criativa e afins. Pensa, escreve e executa projetos de desenvolvimento social.

Na maior parte do mundo, inalar radônio para o alívio da dor parece uma ideia bizarra . Mas o jornalista científico inglês Tom Scott descobriu que na Alemanha isso é possível há mais de 100 anos. Ele visitou “Sanitätsrat Dr. Túnel de Jöckel”, o único túnel de radônio no país, que utiliza uma terapia com radônio ACURADON para dor em pacientes com doenças inflamatórias e reumáticas crônicas.

Segundo o site da empresa ACURADON Heilstollen, o gás radioativo radônio, que é um componente natural do ar que respiramos, ocorre dentro da montanha, é limpo de seus produtos de decomposição com a ajuda da tecnologia de filtro e alimentado no túnel de terapia. Isso garante que os pacientes inalem a quantidade medicamente necessária de radônio puro para uma terapia bem-colocada da dor, sem se expor a riscos possíveis.

A terapia com radônio é usada para doenças crônicas como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, fibromialgia, artrose, psoríase, esclerodermia, doenças degenerativas do sistema músculo-esquelético e dores musculares e articulares crônicas após a operação.

A terapia consiste em oito a doze sessões de uma hora, após as quais o paciente pode retornar à vida cotidiana sem cuidados adicionais de acompanhamento. Foto: print documentário científico da 3sat

Como funciona

A terapia consiste em oito a doze sessões de uma hora, após as quais o paciente pode retornar à vida cotidiana sem cuidados adicionais de acompanhamento.

O radônio entra na corrente sanguínea por inalação e emite continuamente radiação alfa fraca. Os especialistas presumem que essa radiação de baixa dose estabelece um breve estímulo no corpo, que estimula o sistema imunológico e, portanto, tem um efeito anti-inflamatório e analgésico. No geral, a terapia com radônio oferece aos pacientes com dor crônica uma alternativa simples e eficaz para o alívio da dor em longo prazo por até um ano.

A inalação de radônio requer receita médica e só pode ser prescrita pelos médicos do spa local.

 

Tradição alemã 

Em 1912, o Dr. Karl Aschoff descobriu a ocorrência de radônio no túnel de Bad Kreuznach e o tratamento para médicos médicos. Desde então, o radônio tem sido usado como um tratamento de spa tradicional em Bad Kreuznach, principalmente em combinação com outros tratamentos de spa. A inalação ocorre no túnel de terapia especialmente construída há mais de 100 anos e, desde então, é realizada pelo Conselheiro Médico Dr. Hans Jöckel.

Para muitos, isso significa um grande ganho de qualidade de vida, uma redução reduz de outros analgésicos e dos efeitos associados associados.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness