Arte

A história do roubo das árvores mar adentro que inspirou um premiado documentário

Redação Hypeness - 21/01/2022 às 07:44

Como alguém rouba uma árvore? Nós, reles mortais, podemos pensar em roubar uma manga direto do pé por trás de um muro ou de uma cerca. Entretanto, para um bilionário essa operação pode ser muito diferente. É o que conta o documentário ‘Taming the Garden’, ou, em português – tradução não oficial, hein? – ‘Domando o jardim’, que está sendo exibido no festival de Sundance deste ano.

– Clube de fãs da jaca mapeia árvores e quer botar jaca verde na mesa de todo brasileiro

Árvore viajando pelo Mar Negro para satisfazer o desejo de um bilionário

Dirigido por Salomé Jashi, o filme relata a montagem do jardim privado do bilionário Bidzina Ivanishvili, um dos homens mais poderosos da Georgia, país na região do Cáucaso. Para montar uma Xangri-Lá dentro de sua mansão, Ivanishvili ordenou a coleção de diversas árvores da região: o que fosse necessário para  conseguir espécimes raras seria necessário e assim ele fez.

Uma imagem chocante mostra uma árvore sendo carregada de barco pelo Mar Negro em direção a Poti, uma das cidades costeiras do país, conhecida por ser um local que abriga os milionários do país, como Ivanishvili, que também foi primeiro ministro do país.

– Movimento de ajuda a doar árvores para ajudar a recuperar áreas desmatadas do Brasil

“Meu primeiro pensamento ao ver aquela imagem chocante [do barco carregando uma árvore], percebi que se tratava de um poema da vida real. Porém, logo após, percebi que era algo que nunca deveria ser visto por ninguém, porque não deveria ter acontecido. Era um erro, um glitch do sistema que não era possível de existir”, contou a diretora do filme.

Na história, há relatos de pessoas entregando com prazer suas árvores frondosas, mas há histórias de pessoas que sofreram drasticamente e tiveram suas árvores retiradas de suas vilas ao bel-prazer de Ivanishvili.

“Existem grandes tragédias. Estávamos sentados na cozinha dessa mulher quando ela contava a história. Ela chorava, em luto, e  eu chorava também, porque aquela árvore era como um ser humano para ela”, completou ao The Guardian.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Taming the Garden


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness