Asteroides: rotação da Terra pode facilitar aproximação silenciosa de corpos celestes, diz estudo

Vitor Paiva - 19/01/2022 às 18:38 | Atualizada em 24/01/2022 às 08:40

Se os maiores telescópios são capazes de detectar e calcular com precisão inequívoca e antecedência segura a aproximação de um asteroide na direção da Terra, uma nova pesquisa sugere a existência de uma “zona cega” ao redor do planeta, por onde os objetos celestes podem ficar “invisíveis”, e se aproximar sem serem percebidos. Segundo a pesquisa, os corpos espaciais que viajam pela região leste noturna do céu terrestre podem parecer imóveis por tempo considerável, e assim confundir os telescópios feito fossem corpos estacionários, mesmo se movendo a milhares e milhares de quilômetros por hora.

A "zona cega" apontada pela pesquisa pode atrasar consideravelmente a detecção de certos asteroides que se aproximam da Terra

A “zona cega” apontada pela pesquisa pode atrasar consideravelmente a detecção de certos asteroides que se aproximam da Terra

-Asteroide maior do que qualquer prédio na Terra passará tão perto que talvez seja visto no céu

Em resumo, os asteroides que se aproximam pela sugerida “zona cega” podem não ser detectados com antecedência pela rede de telescópios especiais desenvolvida para a finalidade. A investigação da pesquisa se baseou em casos como do 2019 OK, um asteroide de cerca de 100 metros de diâmetro que chegou a cerca de 70 mil quilômetros próximo da Terra, mas só foi percebido 24 horas antes da passagem – e a resposta para a misteriosa invisibilidade dos objetos celestes na determinada região do céu estaria na relação do movimento dos asteroides com relação à rotação do nosso planeta.

Na animação, a linha roxa mostra a aproximação do 2019 OK em relação ao Sol, representado pelo ponto amarelo fixo, e ao movimento de Mercúrio, em azul claro, de Vênus, em verde, e da Terra, em azul escuro

-Asteroide que causou a extinção dos dinossauros caiu na Terra na primavera, diz estudo

Os objetos que se aproximam da Terra a partir do Leste podem parecer em câmera lenta ou mesmo parados pelo fato do planeta girar nesse justo sentido, “compensando” e disfarçando assim a movimentação. Como os telescópios estão programados para procurar por corpos celestes em movimento no céu, segundo a pesquisa cerca de 50% dos objetos que se aproximam da Terra pelo lado oriental podem ter a detecção prévia dificultada pelo fenômeno.

O asteroide 2019 OK registrado pelo telescópio ISON

-Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

Para o pesquisador Richard Wainscoat, da Universidade do Havaí, a conclusão da pesquisa não deve representar qualquer tipo de preocupação para a população em geral sobre um possível impacto. “No caso de encontrarmos algo que vai atingir a Terra, faremos algo a respeito. Não é uma questão de encontrar e ficar sentado esperando bater”, afirmou. De acordo com o estudo, não fosse o fenômeno descoberto e a aproximação de um corpo celeste como 2019 OK seria detectada com até quatro semanas de antecipação. A pesquisa foi publicada na revista científica Icarus, e pode ser acessada aqui.

asteroide