Debate

‘BBB’: Douglas Silva, Naiara Azevedo, Rodrigo e a ‘obrigação’ de explicar questões sociais

Redação Hypeness - 26/01/2022 às 14:38 | Atualizada em 11/02/2022 às 13:02

Na última segunda-feira (24), completou-se uma semana de confinamento no “BBB22” . Apesar de as coisas estarem em casa na vigiada do Brasil não estão quentes, há diversos debates entre os participantes do reality show . Algo que chamou a atenção dos espectadores foi a postura de Naiara Azevedo e Rodrigo Mussi questões como racismo e transfobia.

Ambos os brancos são aquisitivo – Naiara é do alto poder da fortuna oriunda de sua carreira de cantora e Rodrigo é gerente comercial de uma multinacional – e já dos nossos 30 anos de idade. Mas, não foi justamente o “BBB22” que decidiu se questionar (e questionar os outros sobre seus preconceitos e atitudes. Acontece que para chegar a esse ponto – o de não ser racista, transfóbico ou homofóbico -, eles precisam da “ajuda” e do “ensino” de outros participantes do reality.

Pessoas obrigadas a explicar o básico no BBB

Rodrigo usou termos transfóbicos para se referir a Lina e tomou ‘toco’ de Douglas ao exigir respostas sobre racismo

Rodrigo Mussi utilizou o termo “traveco” para se referir a travesti e foi repreendido por Vyni. Depois, ele fez a questão de contar para todas as pessoas da casa de seu erro e posteriormente foi pedir para Linn da Quebrada que ela explica o porquê do termo ser negativo.

– Linn da Quebrada: o dia em que a BBB retificou o nome na certidão de nascimento e reencontro o pai

Posteriormente, pediu informações sobre Douglas Silva, gerente de questões comerciais que não iria instruir sobre o tema.

Veja:

Naiara fazer que o ator indicado ao Emmy lhe explique a diferença entre “negro” e “preto”

O caso de Naiara Azevedo também foi com o ator. A cantora dona de hits com jeito de 300 milhões de visualizações no Youtube acredita que DG é o único capaz de explicar mais para ela qual é o certo de se referir a pessoas negras.

Douglas se a solução dar aula para milhar sobre como tratar de forma adequada uma pessoa negra

A forma como Naiara abordou a questão causou desconforto, em Douglas e nos espectadores. Arthur Aguiar conversou posteriormente com a cantora para sobre o erro cometido.

“Ele [Douglas] não tem que [ensinar]… Por exemplo, você quer aprender matemática, você pergunta pra quem? Pra quem é mestre em matemática”, disse Arthur. Naiara contrapôs isso dizendo que queria “sugar” conhecimento dele.

“Tá mas aí você suga quando acontecer uma coisa, não ir até ele pra ficar questionando, perguntando coisas pra ele sobre isso. Não cabe”, completou o ator.

Erro premeditado

Após o erro de Rodrigo, Lina refletiu sobre a possibilidade de muitos destes equívocos serem premeditados. Em 2021, participantes com engajamento em questões sociais como Lumena e Karol Conká foram rapidamente “cancelados” nas redes sociais.

Linn falou sobre a intenção de jogadores ao errarem em questões como racismo e LGBTfobia

A multiartista também refletiu sobre o tema:

“Rodrigo comentou com outros participantes do “BBB2″ que esperavam que fossem mais militantes” e que não conseguiram mais conseguir a reação desejada.

Lina e Douglas não têm obrigações de professores adultos sobre questões básicas de direitos humanos. Além disso, sabemos que uma postura muito incisiva nesse debate pode ser prejudicial. Portanto, quando tratam de temas como LGBTfobia e racismo, fazem isso de uma forma leve.

Publicidade

Fotos:  Reprodução/BBB


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness