Debate

BBB: Luciano tem ‘sonho de ser famoso’ analisado por especialista: ‘Ele quer ser amado’

Redação Hypeness - 27/01/2022 às 09:18 | Atualizada em 28/01/2022 às 08:51

O primeiro eliminado dessa edição do “BBB”, Luciano Estavan, entrou causando uma série de polêmicas — dentro e fora da casa — mas a que mais chamou a atenção do público, certamente foi sua vontade latente de se tornar famoso. O brother falou tanto nesse assunto que, na última segunda-feira (24) a psicanalista Manuela Xavier postou em seu Instagram uma análise sobre os seus discursos, a repercussão dele e o racismo estrutural no Brasil.

Luciano foi o primeiro eliminado do ‘BBB22’

Em seus stories, Manuela destacou a importância de olhar com cuidado para o discurso do brother e entender as estruturas que tem por trás de suas falas. Ela destacou os signos que, muitas vezes, em decorrência do racismo estrutural, homens negros utilizam em busca de humanização.

“Luciano é um homem preto e a gente sabe que, devido ao racismo, a autoestima do homem preto foi sendo destruída e foi oferecido insígnias de uma masculinidade hegemônica e branca para que ele recuperasse essa autoestima. As insígnias são: mulheres, dinheiro e fama”, destacou em sua rede.

Luciano Estevan foi o primeiro eliminado do BBB 22.

Em uma de suas falas mais virais, Luciano frisa o quanto quer atingir a fama, “eu quero ser rico, tipo carro de milhões, apartamento na beira da praia. Eu quero ser famoso nível Beyoncé, de não conseguir sentar para comer um lanche”, disparou em conversa com Douglas Silva.

Análise profissional

Manuela, que é doutora em psicologia, feminista e produtora de conteúdo, fez um alerta ao perceber como as conversas de Luciano vêm sendo recebidas pelo público.

“A gente viu essa fala de Luciano e ridicularizou ele. E é ridículo mesmo, mas a gente precisa entender de onde ela vem e como foi produzida. É muito nítido que Luciano quer ser amado, ele acha que fama é um termômetro do quanto alguém é amado. Ele dizer que quer não conseguir comer um lanche em paz porque vai estar sendo importunado por fãs é uma denúncia clara de que ele não quer viver bem, nem usufruir dos ganhos da fama, o que ele quer é aplausos, os likes, o amor”, destaca.

 

Além disso, a psicanalista ainda pontua que Luciano busca o olhar de admiração, encantamento e amor, que ele não recebe em sua vivência normal, por meio da fama. “Luciano acha que fama é um manto sagrado que o protege do desamor. Ledo engano. Mas ele caiu no golpe do mercado, porque é isso que se vende, indústria da fama, todo mundo quer ser blogueiro, fazer dancinhas, muitas vezes a fama vem se a pessoa for magrinha, branquinha, loirinha, musculosinho e isso não precisa de talento nenhum. E a gente precisa olhar para isso com seriedade para entender que o discurso de Luciano não é delirante”, completa Manuela.

Manuela Xavier – Psicanalista, feminista, doutora em Psicologia e produtora de conteúdo digital. (Foto: Divulgação)

Veja a análise completa de Manuela neste link.

Outras polêmicas

Antes mesmo de Luciano ter entrado na casa do “BBB22”, a blogsfera do Twitter já estava em polvorosa com a “capivara” do rapaz. A primeira foi sobre a quantidade de conteúdo pornográfico que Luciano havia curtido em seu perfil oficial e que TODA A INTERNET podia ver. Isso deu a ele uma certa fama:

O outro caso que se destaca nas buscas com o nome do rapaz envolve a suposta inclusão de uma garota de 14 anos em sua lista de amigos próximos, onde ele teria publicado fotos íntimas. Assim que o nome de Luciano foi divulgado na lista dos “Pipocas”, a garota publicou em suas redes sociais os prints do acontecido, além de relatar que Luciano teria “dado em cima delas” em uma festa, mesmo sabendo a idade das meninas.

 

Até o momento, Luciano não se pronunciou oficialmente sobre nenhuma das polêmicas.

Publicidade

Reprodução: Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness