Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Begonia maculata ‘Wightii’ é uma planta ornamental para a casa que conquistou os “pais de plantas” do mundo inteiro. E por um bom motivo! Sua folhagem absolutamente deslumbrante é de um verde intenso cheio de bolinhas brancas. Mas não para por aí. As folhas são assimétricas, em forma de asas de anjo e verde-oliva com bolinhas brancas e com o verso da folha vermelho-escura, acrescentando uma dose de drama para a composição toda.
Esta planta se tornou uma das favoritos do Instagram por causa das possibilidades fotográficas que sua folhagem possibilita, mas apesar de toda a beleza, ela carrega sua dose de mistério. De onde vem essa planta cheia de características peculiares?
A begônia recebeu o nome do colecionador de plantas francês Michel Bégon (1638-1710), que foi governador de Santo Domingo (República Dominicana), onde a planta foi “descoberta” em 1600. No entanto a Begonia maculata ‘Wightii’ “não é da natureza”, diz Samuel Gonçalves, doutor em botânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao G1. “Não é a planta que dizem ser nativa do Brasil, da região Sudeste, e que está em vias de extinção. Na realidade, essa planta é um cultivar” explica.
Cultivares são plantas que se desenvolveram e se modificaram por conta do manuseio humano. No caso da ‘Wightii’, novas características surgiram no cultivo em cativeiro, o que fez a variedade ganhar um valor de mercado expressivo e ser replicada internacionalmente.
O doutor em botânica ainda explica que os cultivares podem acontecer de maneira natural ou pode ser induzida por humanos. Nesse caso se selecionam as melhores plantas para que as características sejam mantidas. Esse processo é chamado de melhoramento genético.
A dose de mistério que essa planta carrega, vai além de sua aparência exótica. Isso porque a origem dela não é um consenso entre os estudiosos. Falta documentação histórica sobre a suposta criação da “Wightii”, Além disso, a ligação com a Begonia maculata (nome científico) endêmica do Rio de Janeiro acabou se perdendo. Especialistas no assunto também dizem que não temos os materiais que atestam esse nome e, dessa forma, tendemos a acreditar na similaridade entre a Maculata nativa e a ‘Wightii’ porque é o que há de relato científico, mas nenhum material foi encontrado em um herbário com esse nome de ‘Wigthii'”.
Há também quem defenda a hipótese de que a “Wightii” surgiu por meio de variedade de begônia transportada para a Europa, no século XIX. Esse processo pode ter sido o responsável pelo surgimento da “Wightii”, uma vez que dentro da própria estufa, muitas deles podiam se hibridizar
Hoje já foram contabilizadas mais de 2.060 espécies de begônia em todo o mundo. Sua maior quantidade sempre é encontrada em zonas tropicais da América, África e Ásia.
Para saber mais detalhes sobre o cultivo doméstico dessa planta de aparência única, veja a matéria completa no G1.
Publicidade
Já mostramos aqui no Hypeness uma cadeira com espaço pro dono e pro seu pet, e hoje mostramos um sofá feito pros...
Já mostramos no Hypeness histórias de pessoas centenárias (aqui e aqui) e desta vez trazemos um caso ainda mais...
Os designers Tereasa Surratt e David Hernandez construíram uma casa na árvore que muitos adultos sonhariam em...
Quando a estadia do artista Ali Sabet em Tóquio estava chegando ao fim, ele recebeu uma mensagem do dono do...
Muito simples e bonita a Vector Chair, criada pelo estúdio Melounge.
Sabe aquelas fotos de projetos do Pinterest que não deram certo na vida real? Pois a expectativa versus realidade do...
A loja virtual Burger Plex criou um papel de parede para colorir. A ideia simples pode deixar um cômodo de uma casa...
Numa época em que cada vez mais pessoas optam pelo modelo de home office, escolher um ambiente bacana para trabalhar...
Uma solução simples e diferente para uma escada do escritório alemão de arquitetura Soho. Demais!