Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na última quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um decreto que autoriza a construção de empreendimentos em cavernas que anteriormente eram protegidas por lei. Agora, empresas estão autorizadas a realizar atividades econômicas que causem impactos negativos irreversíveis em cavernas consideradas como de “relevância máxima”.
A medida beneficia empresas como a Heineken, que teve uma obra embargado pelo ICMBio no ano passado. A multinacional deseja construir um fábrica na cidade de Pedro Leopoldo em projeto que ameaça o sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio de Luzia, o hominídeo mais antigo já das Américas. Agora, com o novo decreto, a construção pode ser retomada e um risco enorme se coloca para a fauna, flora e pesquisa no Brasil.
Parque Nacional de Cavernas do Peruaçu está em risco por conta de novo decreto de Bolsonaro
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o novo decreto “cria a possibilidade de investimentos em projetos estruturantes fundamentais, geradores de emprego e renda, como rodovias, ferrovias, mineradoras, linhas de transmissão e energias renováveis”.
O principal estado afetado pela canetada de Bolsonaro é Minas Gerais, onde se concentra o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, outro importante local de conservação de cavernas no Brasil. Além disso, Minas Gerais também é alvo do assédio constante das mineradoras, que já foram responsáveis pelos desastres de Mariana e Brumadinho.
– Talude de mina rompe e soterra carros perto de BH; MG convive com medo pós-Mariana e Brumadinho
“A decisão vai ficar diretamente relacionada ao eventual enquadramento que o poder público der de utilidade pública e há uma certa amplitude do que pode ser considerado como utilidade pública. Em obras federais e estaduais, onde o órgão ambiental é o lobo e o cordeiro, há grandes chances de haver riscos de arbitrarem sobre utilidade pública de maneira equivocada”, afirma Murilo Valle, doutor em hidrogeologia e membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, à Folha de São Paulo.
“Esse decreto possibilita a compensação do impacto de uma caverna de alta relevância em qualquer outro lugar, sem realmente se preocupar se essa outra caverna tem uma relevância compatível”, completa.
O governo Bolsonaro é uma ameaça ao meio ambiente
Especialistas acreditam que o governo possa tornar a atividade de mineração como “utilidade pública”. Assim, as mineradoras podem colocar suas máquinas em regiões antes protegidas.
“Se baixarem uma norma que mineração é atividade de utilidade pública, isso abre a porteira para que os órgãos ambientais estaduais passem a considerar toda a atividade de mineração de utilidade pública e possam autorizar os impactos nas cavernas de máxima relevância. A boiada está em curso”, explica Enrico Bernard, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ), ao site ((o eco)).
– Brumadinho-MG: Rio Paraopeba está ‘morto’ e perda da biodiversidade é irreversível
A medida foi rechaçada por parlamentares como Alexandre Frota (PSDB) e Toninho Véspoli (PSOL):
Mais uma vez o descaso do Bolsonaro com o meio ambiente e o incentivo para agressão da natureza, foi publicado o Decreto 10.935/2022 que revoga o Decreto original de proteção de cavernas e acaba de liberar geral para acabar com qualquer caverna no Brasil. 🙏😷🇧🇷
— Alexandre Frota 777 (@77_frota) January 13, 2022
Uma canetada e Bolsonaro colocou a história de toda humanidade sob risco. Por exemplo: a fábrica de cerveja da Heineken, embargada ano passado, poderá destruir à vontade o sítio arqueológico onde foi localizado o crânio de Luzia, mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas
— Professor Toninho Vespoli (@ToninhoVespoli) January 14, 2022
Leia também: Brasil tem quase 50 barragens em nível de emergência com risco de repetição de catástrofes
Para revogar o decreto 10.935, o Congresso Nacional pode emitir um decreto legislativo ou uma nova lei que torne a regulamentação de Bolsonaro ilegal. A medida também pode ser questionado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicidade
Como você vai até o trabalho todos os dias? De carro, ônibus, a pé, de bicicleta? Na França, trabalhadores que...
Já reparou como muitas vezes temos comportamentos que prejudicam a natureza sem sequer perceber? É aquele lixo...
Para muita gente, os valores que aparecem na conta de luz ainda são um grande mistério. Na hora de pagar, ninguém...
Essa é talvez a melhor tradução da frase "faça amor, não faça guerra". Na Tailândia, aviões que antes eram...
Lançado em 2010, o Instagram é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. E, existe uma premissa dentro da grande...
Devido ao aquecimento global e inúmeras mudanças climáticas, o mundo agora começou a olhar para trás e a valorizar...
A blogueira Lauren Singer conseguiu tornar realidade o que parecia uma distante utopia para qualquer um que se preocupe...
Um golfinho do tipo Toninha, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, ao ser capturado na China para ter sua...
É amanhã: a Hora do Planeta 2018, marcada para 24 de março, das 20:30 às 21:30, está chegando. Criada pela WWF em...