Sustentabilidade

Brasileiros acreditam na reversão dos impactos das mudanças climáticas, diz pesquisa. Desafios são enormes

Redação Hypeness - 28/01/2022 às 08:40 | Atualizada em 28/01/2022 às 09:23

Os brasileiros e os mexicanos são os dois povos que estão mais otimistas com relação à reversão das consequências causadas pelas mudanças climáticas ao meio ambiente. Ao menos é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Pearson, maior empresa de aprendizagem do mundo.

Amazônia: governo Bolsonaro bate próprio recorde e floresta tem maior desmatamento em 10 anos

De acordo com o levantamento, chamado de “Global Learner Survey 2021 – Parte 4″, dois terços dos entrevistados no Brasil e no México acreditam que os efeitos da ação do homem na natureza ainda podem ser evitados. A intenção do estudo é entender o que as pessoas pensam sobre as mudanças climáticas e como se sentem sobre a educação e as informações que recebem sobre o assunto.

O Brasil também é um dos líderes quando o assunto é o interesse da população em se informar sobre questões climáticas. Cerca de 71% dos entrevistados que vivem no país têm buscado saber mais sobre o que está acontecendo com o meio ambiente. O ranking traz México em segundo lugar, com 68%, e a China em último, com 48%.

– Artista britânico aposta no realismo mágico em exposição para alertar sobre devastação do meio ambiente

Outro tópico questionado pela pesquisa foi se as mudanças climáticas seriam consequências da ação humana no planeta. Os Estados Unidos têm o menor índice nas respostas, 72%. O Brasil ficou um ponto percentual acima da média mundial, que foi de 84%.

As preocupações com a mudança climática e o meio ambiente crescem diariamente e permeiam nosso dia a dia das formas mais diversas, seja na cobertura jornalística do COP26 ou no fato de precisarmos de casaco às vésperas do verão. Não é à toa que o termo ESG, que tanto impulsiona as empresas a fazerem mais pela sociedade, começa com E de Environment, ou Meio Ambiente”, diz Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson Latam.

– Emergência climática: BBC revela horrores de vida sob calor de 50ºC

Outro recorte importante é que, no mundo todo, 80% das pessoas acreditam que os efeitos das mudanças climáticas impactarão no dia a dia. Nos Estados Unidos, mais uma vez, o índice é o menor do planeta: 66% dos americanos acham que as consequências das mudanças climáticas serão sentidas, direta ou indiretamente, no dia a dia. O Brasil tem 84%.

A Global Learner Survey 2021 – Parte 4 integra uma pesquisa que ouve populações de diversos países para identificar suas percepções e expectativas sobre a educação e a sociedade em geral. Ela está sendo realizada e publicada em vários capítulos temáticos ao longo do ano. A quarta parte ouviu pessoas com idades entre 16 e 70 anos em cinco países (Brasil, China, Estados Unidos, México e Reino Unido).

Brasil enfrenta mitigação de políticas ambientais

Apesar do olhar otimista da população, o Brasil não tem sido um dos líderes na proteção ao meio ambiente. Muito pelo contrário: o governo Jair Bolsonaro tem se mostrado eficiente em ajudar na destruição do meio ambiente.

Um relatório publicado no último dia 17 de janeiro pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostra que, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da ONG, o desmatamento registrado na Amazônia em 2021 foi o pior em dez anos, agravando em 29% um quadro que já era recorde negativo, quando, em 2020, foram registrados 8.096 km2 de floresta destruídos, até então a maior marca desde 2012.

Entre 2019 e 2021, o ex-ministro Ricardo Salles fez jus ao título de “pior ministro do Meio Ambiente da história”. Na época de sua saída, o chefe da pasta ambiental no governo Bolsonaro passou a ser investigado pela Polícia Federal por um esquema de contrabando de madeira ilegal para os EUA

O combate ao desmatamento ilegal e à ação de grileiros no Norte do país não tem sido combatido de maneira veemente pelo governo. Pelo contrário, as ações do ministério do Meio Ambiente, sob o comando de Salles, foram sempre no sentido de afrouxar essa fiscalização.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness