Ciência

Cobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma única extração

Redação Hypeness - 21/01/2022 às 07:41 | Atualizada em 27/01/2022 às 09:25

Um novo recorde mundial foi batido na Austrália, mas antes que alguém imagine se tratar de um marco esportivo ou algum feito em superação humana, vale lembrar que o país é a terra de alguns dos mais exóticos e assustadores animais – e é nessa categoria que Whiplash, o recordista, se encaixa.

Morador do Australian Reptile Park, parque especializado em répteis e com uma das maiores coleções de animais da Austrália, a cobra do tipo taipan-costeira bateu sua própria marca anterior, ao extrair uma amostra de 4,9 gramas de veneno – quantidade capaz, segundo os veterinários locais, de matar até 3 mil seres humanos adultos. Foi a maior amostra de veneno já extraída de uma cobra já registrada.

Os dentes de Whiplash, a serpente recordista em quantidade de veneno

Os dentes de Whiplash, a serpente recordista em quantidade de veneno

-É isso que acontece quando o veneno de cobra entra em contato com seu sangue

A extração foi feita como parte do programa de produção de soro antiofídico realizado pelo parque, e Whiplash superou em 0,4 gramas sua marca anterior de 4,5 gramas em uma única dentada – a média de veneno extraído é de 1,8 gramas por operação.

Segundo Zac Bower, um dos especialistas em veneno do parque, a quebra do recorde era esperada, mas não com tamanha diferença. “Eu soube imediatamente que o frasco de veneno estava muito mais pesado do que o normal, e uma pequena parte de mim ficou excitada, imaginando que o recorde poderia ter sido quebrado – mas não na medida que se deu”, comentou.

Cobra Whiplash

A quantidade extraída é cinco vezes a média das outras cobras

-Homem brinca com cobra coral em vídeo, é picado e morre na Bahia

Se os números do feito de Whiplash impressionam, em verdade o animal é uma espécie de Usain Bolt do veneno: essa é simplesmente a terceira vez que ele supera sua própria marca em quantidade de veneno retirado em uma só extração.

“Ele é a mais incrível cobra com quem já trabalhei, e me obriga a estar sempre alerta, mas vale a pena por saber que ele está salvando muitas vidas”, lembrou Bower que, de todo modo, se afirmou “chocado” com a forma que a cobra bateu seu próprio recorde mais uma vez. “E ele segue produzindo mais e mais veneno”, afirmou. O processo de retirada do veneno foi registrado no vídeo abaixo.

-Veneno de escorpião pode ajudar a derrotar novas variantes de Covid, apontam cientistas

Segundo o programa, anualmente cerca de 2 mil pessoas são mordidas por cobras na Austrália, e mais de 300 recebem o soro antiofídico produzido a partir dos venenos extraídos no Australian Reptile Park, localizado em Somersby, no estado de Nova Gales do Sul, na costa leste do país.

A taipan-costeira, espécie a qual Whiplash pertence, é do grupo das grandes serpentes extremamente venenosas nativa das regiões costeiras da Austrália e da Nova Guiné e, baseado em sua dose letal mediana, é considerada a terceira cobra terrestre mais venenosa do mundo.

Cobra Whiplash

É a terceira vez que Whiplash bate o recorde de quantidade de veneno

Publicidade

© fotos: YouTube/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness