Fotografia

Ele fotografou estranhos com uma câmera oculta em 1890

Redação Hypeness - 24/01/2022 às 08:36

Hoje em dia, tirar fotos com seu celular na rua sem que as pessoas saibam é muito fácil. É só fingir que está mexendo no smartphone e pronto. Entretanto, acabamos esquecendo como isso era pouquíssimo usual nos anos 1800.

Os retratos do século 19 acabam nos dando a ideia que aquele período era chique e suntuoso, mas a fotografia de rua de Carl Stormer pode nos dar um olhar mais doce para aquela época, mais precisamente os anos 1890.

Fotografia de rua de Stormer dá novas lentes sobre uma época desconhecida por nós

Stormer era um estudante de matemática que vivia em Oslo, na Suécia. Ele comprou sua primeira câmera escondida. Ele cabia no botão de seu fraque e tinha uma corda que se unia ao disparador, que ficava em seu bolso. Então, ele tirava fotos escondidas sem que as pessoas soubessem.

De acordo com sua biografia feita pela Royal Society de Londres, ele começou com a prática depois de se apaixonar. “Quando ele era jovem e estudava na Universidade de Oslo, ele se apaixonou por uma mulher que ele não conhecia e que a deixou tão estonteado que ele sequer conseguia falar”, disse seu biógrafo. “Querendo tirar uma foto dela, ele pensou que a única forma de fazer isso era de forma secreta, sem que ninguém soubesse”.

Stormer nunca conseguiu reencontrar a mulher, mas entre 1893 e 1897 ele continuou registrando o cotidiano da Karl Johansgate, a rua principal de Oslo à época. Os resultados foram mais de 500 fotos de pessoas vivendo a vida de forma casual, sem a pompa das fotos daquele período. Animais, saudações e sorrisos fazem parte do seu trabalho, que é um dos primeiros exemplos da fotografia de rua.

Stormer se tornaria um famoso matemático e físico, sendo professor na própria Universidade de Oslo por mais de qautro décadas. Ele sempre se manteve apegado à fotografia e foi um estudioso das auroras boreais.

Confira as fotos de Stormer:

Cotidiano dos anos 1890 na Suécia

 

E tinha gatinhos!

 

E cumprimentos de chapéu!

 

Sorrisos em Oslo.

 

Olha só esse lookinho…

 

O que será que ele carregava?

 

Publicidade

Fotos: Carl Stormer


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness