Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma rara escultura em madeira do período do antigo Império Romano, aproximadamente do século I da Era Comum foi encontrada em uma vala escavada por arqueólogos na região de Buckinghamshire, um condado ao sul da Inglaterra, pela High Speed Two Limited (HS2), entidade responsável pela expedição.
O anúncio foi feito no último dia 13 de janeiro, mas a descoberta do artefato de 67 centímetros de altura a 18 de centímetros aconteceu em julho de 2021: além do artefato de madeira, foram encontradas na vala fragmentos de cerâmica que datam do período entre os anos 43 a 70 da Era Comum.
O artefato foi descoberto em escavação no ano passado
-Estátua mais antiga que Pirâmides do Egito é analisada em estudo
Inicialmente, a equipe de arqueólogos formada pela HS2 em parceria com profissionais da empresa Infra Archeology e da empreiteira Fusion JV, pensaram se tratar de um mero e velho pedaço de madeira, mas os detalhes bem conservados e o formato humano do artefato revelaram se tratar de uma escultura representando uma pessoa vestindo uma túnica em estilo romano.
O excelente estado de preservação se manteve, segundo especialistas, por conta do local onde a peça estava: a falta de oxigênio no barro da vala escavada impediu que a estatueta se degradasse ao longo dos séculos.
A finalidade da estátua ainda está sendo investigada pelos arqueólogos
-Arqueólogos amadores descobrem mosaico raro da Roma Antiga na Inglaterra
“A incrível descoberta da figura em madeira foi totalmente inesperada, e a equipe realizou um incrível trabalho de recuperá-lo intacto. A preservação dos detalhes esculpidos em madeira é tamanha que o cabelo e a túnica realmente trouxeram o indivíduo retratado à vida”, afirmou Iain Williamson, arqueólogo da Fusion JV.
“Não somente a sobrevivência da peça em madeira do período romano é especialmente rara para o Reino Unido, como também levanta novas questões sobre local, o que a estátua representa, para que era utilizada e qual o significado para a população de Buckinghamshire durante o século I”, questionou o arqueólogo.
A estatueta remonta ao antigo Império Romano, mas a data precisa ainda está sendo calculada
-Estatueta encontrada na Grécia teria sido presente a Zeus há mais de 2 mil anos
Outro questionamento levantado pela equipe é o motivo pelo qual o corpo da estatueta se encontra em excelente estado, mas os braços e os pés da figura foram descobertos degradados.
A pesquisa ainda não descobriu a finalidade da peça no local, mas acreditam que a presença do objeto na vala podia ter propósitos cerimoniais: era comum, na época e no local, a utilização de artefatos semelhantes em madeira como oferenda a deuses. O processo de datação preciso da estátua está sendo realizado através de radiocarbono, utilizando um pequeno pedaço da figura, que foi encontrado quebrado no local da escavação.
Publicidade
Uma crise energética está se avizinhando; com o esgotamento dos reservatórios de água, a capacidade de produção...
A próxima data importante para os amantes da astronomia é quinta-feira (10), às 5h12 (horário de Brasília)....
Nosso corpo se comunica conosco o tempo todo, e pequenos ou imensos sintomas nos apontam variações, novidades ou...
A usuária do Twitter @trotskistanegra utilizou a rede social para divulgar uma lista de autores pretos e marxistas...
Historicamente a maconha muitas vezes foi considerada uma espécie de “porta de entrada” para outras drogas mais...
Imagens tiradas no espaço sempre surpreendem por sua beleza e grandiosidade. É o caso da fotografia mais recente...
Não é verdadeiro o mito de que o arroz não nos fornece nutrientes: o grão é boa fonte de potássio, ferro,...
Mais do que companheiros, os gatos e cachorros podem melhorar nossa saúde. Isto porque, pesquisadores da Universidade...
Desde que a Fundação Bill e Melinda Gates foi criada, em 2000, ela já foi responsável por inúmeros projetos que...