Ciência

Estatueta em madeira do antigo Império Romano é descoberta em ótimo estado na Inglaterra

Redação Hypeness - 28/01/2022 às 14:34 | Atualizada em 01/02/2022 às 10:25

Uma rara escultura em madeira do período do antigo Império Romano, aproximadamente do século I da Era Comum foi encontrada em uma vala escavada por arqueólogos na região de Buckinghamshire, um condado ao sul da Inglaterra, pela High Speed Two Limited (HS2), entidade responsável pela expedição.

O anúncio foi feito no último dia 13 de janeiro, mas a descoberta do artefato de 67 centímetros de altura a 18 de centímetros aconteceu em julho de 2021: além do artefato de madeira, foram encontradas na vala fragmentos de cerâmica que datam do período entre os anos 43 a 70 da Era Comum.

estátua de madeira

O artefato foi descoberto em escavação no ano passado

-Estátua mais antiga que Pirâmides do Egito é analisada em estudo

Inicialmente, a equipe de arqueólogos formada pela HS2 em parceria com profissionais da empresa Infra Archeology e da empreiteira Fusion JV, pensaram se tratar de um mero e velho pedaço de madeira, mas os detalhes bem conservados e o formato humano do artefato revelaram se tratar de uma escultura representando uma pessoa vestindo uma túnica em estilo romano.

O excelente estado de preservação se manteve, segundo especialistas, por conta do local onde a peça estava: a falta de oxigênio no barro da vala escavada impediu que a estatueta se degradasse ao longo dos séculos.

estátua de madeira

A finalidade da estátua ainda está sendo investigada pelos arqueólogos

-Arqueólogos amadores descobrem mosaico raro da Roma Antiga na Inglaterra

“A incrível descoberta da figura em madeira foi totalmente inesperada, e a equipe realizou um incrível trabalho de recuperá-lo intacto. A preservação dos detalhes esculpidos em madeira é tamanha que o cabelo e a túnica realmente trouxeram o indivíduo retratado à vida”, afirmou Iain Williamson, arqueólogo da Fusion JV.

“Não somente a sobrevivência da peça em madeira do período romano é especialmente rara para o Reino Unido, como também levanta novas questões sobre local, o que a estátua representa, para que era utilizada e qual o significado para a população de Buckinghamshire durante o século I”, questionou o arqueólogo.

estátua de madeira

A estatueta remonta ao antigo Império Romano, mas a data precisa ainda está sendo calculada

-Estatueta encontrada na Grécia teria sido presente a Zeus há mais de 2 mil anos

Outro questionamento levantado pela equipe é o motivo pelo qual o corpo da estatueta se encontra em excelente estado, mas os braços e os pés da figura foram descobertos degradados.

A pesquisa ainda não descobriu a finalidade da peça no local, mas acreditam que a presença do objeto na vala podia ter propósitos cerimoniais: era comum, na época e no local, a utilização de artefatos semelhantes em madeira como oferenda a deuses. O processo de datação preciso da estátua está sendo realizado através de radiocarbono, utilizando um pequeno pedaço da figura, que foi encontrado quebrado no local da escavação.

Publicidade

© fotos: HS2/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness