Debate

Ex de Camila Pitanga, Bia Coelho se revolta ao ser algemada e levada à delegacia por fazer topless

Redação Hypeness - 31/01/2022 às 11:54 | Atualizada em 31/01/2022 às 11:59

A artista plástica Beatriz Coelho, ex-namorada de Camila Pitanga, relatou em seu Instagram que foi detida por fazer um topless em uma praia brasileira. Através de suas redes sociais, ela denunciou que foi algemada por policiais junto de uma amiga por mostrar seus mamilos em público no litoral.

Artista plástica foi parar na delegacia por fazer topless em praia aqui no Brasil

De acordo com a artista plástica, ela estava junto com uma amiga fazendo topless. Ela foi detida e algemada na delegacia porque mostrou uma parte de seu corpo numa praia.

– Xuxa posta foto antiga na praia com irmã e dispara: ‘sempre tomei sol de topless’

“O mais irônico é que ao meu lado na delegacia tinha um homem aguardando SEM CAMISA. Nem dentro de uma delegacia um homem precisa estar vestido”, disse Beatriz em seus stories.

De acordo com Coelho, ela e sua amiga não tiveram de prestar depoimento e não irão responder criminalmente por fazer topless. “Eu e minha amiga estamos liberadas, mas até que ponto é possível estar bem nesse país? VOTEM DIREITO”, continuou.

Topless é crime?

De acordo com as leis brasileiras, não existe nenhuma tipificação específica que proíbe a realização de topless. Entretanto, o artigo 233 no Código Penal define que pessoas podem ser presas por “atos obscenas”. Mas o que é um ato obsceno? Fica a cargo da polícia. E vale lembrar que 86% dos policias militares brasileiros são homens.

– Madonna incomoda com topless e mostra que machismo não permite envelhecimento feminino

“O artigo, no entanto, não explica exatamente o que é um ato obsceno, e deixa a cargo do agente público a interpretação disso. E, se esse episódio virar uma ação criminal, caberá ao definir se vai ou não entender o topless como um ato obsceno”, explica a advogada Luanda Pires, CEO da P2 InterDiversidade e vice-presidente do Me Too Brasil, ao site Universa.

“Ao deixar a interpretação de determinada ação a cargo do agente público em uma sociedade que é sexista, que constrói seus princípios baseados na desigualdade de gênero, prejudica e expõe muito mais as mulheres”, criticou Pires.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness