Debate

Fotos de merendas escolares ao redor do globo mostram como somos diversos e parecidos ao mesmo tempo

Redação Hypeness - 20/01/2022 às 17:54

Os hábitos alimentares são construídos durante a infância, por isso é tão importante que as crianças tenham uma alimentação saudável e variada. Obviamente esse ideal esbarra em vários fatores (especialmente o econômico) e muitas vezes a merenda escolar é uma das refeições base do cotidiano dos pequenos. Portanto, é essencial que a merenda escolar fornecida seja composta de alimentos saudáveis, mas, infelizmente, nem todas as instituições de ensino são capazes de fazê-la.

 

Há uma noção de que estudantes dos Estados Unidos ou do Reino Unido costumam ir até o refeitório sem muita vontade enquanto seus colegas asiáticos estão recebendo refeições frescas de dar água na boca. Mas será que é sempre assim?

Para entender melhor essa questão, veja a lista de fotos que revelam o que escolas de todo o mundo colocam em seus pratos. Bora pro recreio!

Coréia do Sul

China

Japão

Suíça

Suécia

Finlândia

Alemanha

França

Reino Unido

Colômbia

Estados Unidos

Merendas intragáveis

Também encontramos lugares que servem verdadeiros pesadelos em forma de refeição. Como por exemplo:

Rússia

Macarrão ao molho de… cimento?

Reino Unido

Tiveram a audácia de chamar isso de cachorro quente.

Estados Unidos

Terra da liberdade e da indigestão.

Merenda no Brasil

Aqui no Brasil, foi somente em 1979 que criou-se o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em 1988, na Constituição Federal, ficou assegurado o direito de todos os alunos matriculados em escolas publicas à alimentação escolar por meio do programa suplementar oferecido pelos governos federal, estaduais e municipais. No entanto, como sabemos, a qualidade da merenda nos anos 90 não era lá muito alta. Na maioria das vezes, as escolas municipais serviam apenas biscoitos de maizena e café com leite.

Isso mudou nos anos 2000, já que tornou-se obrigatória a aplicação de 70% dos recursos transferidos pelo governo federal em produtos básicos alimentares. Em de 2006 mais uma evolução. Foi sancionada a obrigatoriedade de um nutricionista como responsável técnico pelo Programa, melhorando a qualidade das refeições oferecidas. Em 2009, a Lei nº 11.947 trouxe novas mudanças ao PNAE, como a ampliação do atendimento, incluindo no Programa alunos matriculados no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Publicidade

Reprodução: Bored Panda


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness