Inspiração

Françoise Forton quebrou silêncio de 10 anos sem falar de câncer em nome das mulheres

Redação Hypeness - 17/01/2022 às 14:46

A atriz brasileira Françoise Forton faleceu no último dia 26 de janeiro. Dona de papéis icônicos em novelas como ‘Tieta’, ‘Uga Uga’ e ‘O Clone’, a artista de 64 anos lutava contra um câncer e essa foi a causa de sua morte.

Forton enfrentou um câncer de útero na década de 90 e venceu a doença descoberta durante as gravações de ‘Tieta’. A atriz viveu por anos em silêncio, mas decidiu abrir o debate com outras mulheres para conscientizá-las sobre o assunto. Após vencer a doença, Francoise Forton começou a tratar do tema de forma pública.

– Lilian Ribeiro, da GloboNews, se emociona com ‘onda de amor’ após revelar câncer de mama ao vivo

Françoise Forton exibe seu prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília (2019)

“Ninguém está livre”

Em uma entrevista à Rede Câncer, Françoise Forton afirma que foi realizar um exame de Papa Nicolau e acabou descobrindo o câncer de útero por acaso.

“Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: ‘Isso mata e eu não quero morrer'”, disse à revista Rede Câncer.

– Ela descobriu câncer de mama em câmera térmica de museu; entenda

“Queria esquecer tudo aquilo. Foi muito difícil. Não queria falar nem transformar a doença em algo sensacionalista, tipo capa de revista. Passei a ver muitos amigos que tiveram câncer falando sobre a doença e pensei que isso tem que servir de alerta. O número de casos de câncer feminino vem aumentando, e é possível prevenir. Eu poderia alertar sobre a necessidade de se cuidar, jovem ou não, casada ou não, com sexo ou não. Ninguém está livre. Aconteceu comigo, sem eu sentir nada e sem histórico familiar”, afirmou para conscientizar o público.

Françoise se curou da doença, mas, recentemente, um outro câncer acabou lhe acometendo. Em entrevista ao programa ‘Encontro’, em 2019, a atriz falou sobre  o processo.”Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação”, disse.

– Ela decidiu exibir as cicatrizes de sua dupla mastectomia para encorajar outras mulheres

Francoise Forton teve carreira consagrada na televisão mas também brilhou nos palcos, onde recebeu o prêmio de melhor atriz durante o Festival Internacional de Teatro de Angra, por sua participação na peça ‘Chopin Sand?’ e também foi congratulada com o prêmio de melhor atriz por ‘Dulcina’ no Festival de Brasília.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness