Inspiração

Gil do Vigor faz discurso lúcido sobre economia, emociona público e mostra nova faceta de ex-‘BBBs’

Redação Hypeness - 12/01/2022 | Atualizada em - 13/01/2022

Em uma conversa no “Altas Horas”, da Globo, o economista e ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fez um discurso importante sobre a situação econômica do Brasil. O estudante de doutorado na UC Davis, uma das maiores universidades dos Estados Unidos, falou sobre o pensamento econômico atual do Brasil e fez críticas à gestão Jair Bolsonaro (PL) e seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em uma fala emocionante, Gil do Vigor, que é mestre em economia, defendeu uma política econômica focada em reduzir as desigualdades e criticou a forma como o atual governo lida com o problema da inflação. Enquanto os preços disparam para o consumidor médio brasileiro, o ex-BBB afirmou que a gestão erra ao focar somente na taxa básica de juros como forma de reduzir o índice.

Gilberto Nogueira criticou política econômica do governo Bolsonaro em programa da TV Globo

Gil do Vigor e a economia 

“Aprendi que há muitas variáveis que afetam os preços, que é a inflação. A inflação é o quê? O preço do cuscuz, o preço do arroz. Não é só taxa de juros.  O discurso de um presidente vai gerar inflação. Se um presidente fala algo errado, nós temos investidores que estão de olho no Brasil”, explicou Gil.

“Como economista eu sei que coisas precisam ser feitas. Só cuidar de taxas de juros? Se o cenário político do Brasil não mudar, se a confiança do brasileiro nas pessoas que estão assumindo os cargos para nos representar não mudar, as coisas nunca vão pra frente”, afirmou.

Para o economista Gil do Vigor, é necessário recuperar a imagem internacional do Brasil e garantir um cenário de redução das desigualdades para aumentar o investimento externo e coibir a desvalorização da moeda.

“O Brasil está desandando muito em questões que não deveriam. O nosso cenário atual está muito incerto. Nos Estados Unidos, por exemplo, conversando com os meus amigos eles me perguntam por que o Brasil está desandando tanto na política”, completou.

Gilberto também defendeu uma política econômica que valorize mais a redução da miséria e da fome do que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), um dos principais índices na mensuração do desenvolvimento da economia nacional.

“Precisamos de pessoas que pensem no pobre. Não adianta o Brasil ser o país com o maior PIB, taxa de crescimento, se tem pessoas na miséria, passando fome, morrendo. A gente tem que mudar na base. Quando a gente se humanizar e acabar com a miséria do Brasil, acabar com a fome, aí independentemente de PIB, de crescimento, o Brasil estará melhorando”, concluiu.

Uma nova onda de ex-BBBs

Gil faz parte de uma nova onde ex-participantes do “Big Brother Brasil” que abordam questões sociais importantes para o país. No ano passado, a campeã do “BBB20” e médica Thelma Assis promoveu uma conversa sobre educação e economia com a participação do próprio Gilberto e também com o ex-presidente e pré-candidato às eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, e continuamente aborda questões socialmente relevantes em seus projetos nas redes sociais.

A ex-BBB Hana Khalil ganhou ainda mais notoriedade nas redes sociais por ser uma ativista do feminismo, produzindo conteúdo educativo sobre questões de gêneros nas redes sociais. João Luiz também ganhou notoriedade abordando temas como educação e antirracismo, bem como Babu Santana, conhecido por seu ativismo nas causas da cultura e na luta contra o racismo.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.