Arte

Ivete Sangalo e Gloria Groove, Hamlet, Festival Levada e mais de 25 dicas culturais da semana

Gabriela Rassy - 26/01/2022 às 17:46 | Atualizada em 28/01/2022 às 08:51

Ficar em casa, reforçar a vacina e se abastecer de cultura. Com o aumento de casos de Covid-19, muitos eventos presenciais foram adiados. Com a esperança que em breve a gente possa se amar nas ruas de novo, aí vai uma seleção servidona com 26 boas dicas culturais para a semana.

Tem Ivete Sangalo e Gloria Groove lançando vídeo e faixa inédita, tem Carol Biazin, Treme Terra e muita música boa para curtir nesses dias. Nos eventos online, o Festival Levada celebra 10 anos com programação online e deliciosa.

Shows, performances artísticas, exposição, documentário, mesas de debate estão na programação da 10ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans promovida pela SP Escola de Teatro. Vale ainda aproveitar os novos podcasts do Inhotim e do festival Radioca, além das dicas gastronômicas com os bons vinhos da Campestre – agora com loja em SP – e o menu de 10 anos do By Koji.

Vem na minha!

#eventos

Festival Levada 10 anos
25/01 a 16/02, às 20h30
Shows gratuitos com transmissão pelo canal do Levada no YouTube
A festa pelos 10 anos do Festival Levada vai continuar no LabSonica, do Oi Futuro, entre os dias 25 de janeiro e 16 de fevereiro. Sob o comando do idealizador e produtor Julio Zucca e do curador Jorge Lz, o festival receberá, nesta segunda rodada, shows dos cantores Patricia Polayne (25/1, terça-feira), Jonathan Ferr (26/1, quarta-feira), Arícia Mess (2/2, quarta-feira), Guto Brant (8/2, terça-feira), Luellem de Castro (9/2, quarta-feira), Angélica Duarte (15/2, terça-feira) e Carolina Sá (16/2, quarta-feira), sempre às 20h30.

10º SP Transvisão
SP Escola de Teatro – programação híbrida
23 a 29 de janeiro
Grátis pelo youtube.com/spescoladeteatro
Shows, performances artísticas, exposição, documentário, mesas de debate estão na programação da 10ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans. Esse é um projeto da SP Escola de Teatro, instituição regida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que acontece de forma presencial juntamente com transmissões on-line.

As canções que você dançou para mim
Presencial e online pelo Firjan SESI no YouTube
27 a 30 de janeiro, quinta e sexta, às 19h, e sábado e domingo, às 18h (presencial)
O Teatro Firjan SESI Centro apresenta o espetáculo da Focus Cia. De Dança. No enredo, quatro casais são embalados por um grande “pot-pourri”, com diversas canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. Músicas que marcaram épocas e se tornaram clássicos da MPB aparecem como tema principal desse espetáculo. Após as apresentações presenciais os espetáculos serão exibidos no canal da Firjan SESI no YouTube.

Mostra de Edições Ressonância CCSP
CCSP
Dias 29 e 30 de janeiro de 2022, das 11h às 19h
Gratuito
A plataforma cultural de artistas contemporâneos 55SP, com o apoio do Centro Cultural São Paulo (CCSP), promove, a partir deste final de semana, o projeto Ressonância, que propõe o diálogo entre as artes visuais, a arte sonora e aborda a diversidade dos movimentos culturais. A mostra acontece em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna e por meio de encontros entre as editoras IKREK, Desapê, AMA Sonora, Potência Ativa e Hueso Records.

#música

Ivete Sangalo, Gloria Groove | Onda Poderosa
Faixa que une essas duas poderosas vozes faz parte da série estrelada por Ivete na HBOMax, “Onda Boa Com Ivete”. Com a energia chegando lá no alto para limpar qualquer ambiente e animar a pista, a música está no primeiro episódio da série.

Terra Treme | Tamo no Game
Apostar na fusão de novas tendências musicais e culturais dos guetos e das ruas com a cultura percussiva brasileira é uma das propostas do Terra Treme. O duo formado por Lazaro e Raphael Coelho começa o ano estreando o novo single Tamo no Game, que traz recortes da música popular brasileira somados aos beats eletrônicos. A faixa chega no próximo dia 27 nas plataformas de música, com apoio do edital Gira! NRC, da Revista Noize e com distribuição da One RPM.

Carol Biazin | Garota Infernal
Mais madura, confiante e sexy, a cantora fala sobre a história de um relacionamento aberto neste novo single. Composta pela ruiva e produzida pelos Los Brasileiros, coletivo responsável pelo sucesso de nomes como Anitta, Ludmilla e Vitão, a canção foi concebida para sonorizar a abertura de um reality show de uma importante emissora de televisão, mas acabou sendo gravada pela cantora. “Diferente de outras tantas que já lancei, essa canção não é autobiográfica. Na verdade, essa canção era para ser abertura de um importante reality show de ‘pegação’, mas acabei me apaixonando pela canção e resolvi lançar”.

Caburé | Flor de Boteco
“É um baile é um bailado/jogando as tranças pro lado/é uma flor de boteco/crescendo fora do vaso/(…)/ Preta da quebrada/de dia vende avon/a noite um rolê com as “braba”/causando na luz néon”. Assim começa a música “Flor de Boteco”, da banda paraibana Caburé, que acaba de ganhar clipe e explora o mais sagrado espaço para os artistas, o palco. A canção, uma parceria do vocalista Titá Moura e do compositor paulistano Conrado Pera, está no EP Si-Querência lançado em dezembro de 2021 e que tem as participações especiais Val Donato em “Dona do Gozo”, Totonho em “Paredão” e Aíla em “Love Story”.

Caian | Paixão e outras drogas
O músico, compositor e cantor baiano Caian lança novo álbum de rock, com 13 faixas. Este segundo disco do artista é o depoimento quase cronológico de uma história de amor verdadeira, acompanhando suas nuanças do início ao fim e formatando um roteiro musical, ainda que as canções tenham existência própria. Ao lado de Lefer (baixo), Maurício Braga (bateria) e Arthur Romio (guitarra, teclado e backing vocal) – que também responde pela produção musical –, Caian assume voz, guitarra, violão, piano e teclados. Também conta com participações especiais dos cantores Otto, Jajá Cardoso (Vivendo do Ócio) e Manuela Rodrigues (Skanibais), além dos músicos Marcelo Jesuino, Rafael Fraga e Thales Mendonça.

Maíra Garrido feat. Juliana Linhares | Pode Amar
Maíra Garrido lança a faixa “Pode Amar” ao lado de Juliana Linhares, acompanhada de um visualizer disponível no canal do YouTube da cantora. Em meio a discursos de ódio, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo, essa nova música vem como forma de clamor contra esses ataques, mostrando a importância de cada vez mais minorias ocuparem espaços e se fazerem visíveis.

Hanniboll Becker | Adolescente
Um ano, nos distópicos tempos atuais, pode promover diversas mudanças. O compositor, produtor, fotógrafo e poeta Hanniboll Becker, natural da Zona Sul de São Paulo, tem consciência disso: muito aconteceu desde o lançamento de seu primeiro disco autoral (posterior ao EP Incentivo à Revolução Igualitária), Adolescente, em 2021, impulsionando a carreira iniciada em 2016 e rendendo ao artista destaque entre a crítica musical nacional. Abrindo o novo ano que se inicia, o rapper paulistano mostra uma versão “deluxe” de Adolescente

Sergiopí | Praeteritum
Um mergulho memorialista marca o novo álbum de Sergiopí. O trabalho coloca em destaque o lado de intérprete do cantor e compositor carioca, apresentando versões para algumas faixas icônicas, mas pouco lembradas, da música nacional, além de “Finding Out the Hard Way”, da trilha sonora de “Staying Alive (Os Embalos de Sábado Continuam)”. O disco é um lançamento do selo LAB 344, já disponível nas principais plataformas.

#cinema

Cine Petra Belas Artes
Nesta semana, de 20 a 26 de janeiro de 2022, o Belas Artes traz três estreias incríveis: “Spencer”, aguardada drama ficcional dirigido por Pablo Larraín (“Jackie”) e estrelado por Kristen Stewart como Diana Spencer, a princesa Diana; “O Beco do Pesadelo”, suspense de Guillermo del Toro com Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe; e, para fechar o belíssimo “A Felicidade das Pequenas Coisas”, longa do Butão que segue na corrida do Oscar 2022 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Val
Poder assistir às suas produções preferidas quantas vezes quiser e no conforto de casa não tem preço. Agora, o premiado curta-metragem “Val” está disponível para o público de forma gratuita na plataforma VIMEO. A produção é baseada em fatos reais e nas discussões que a pandemia levantou e rendeu para Ursula Monteiro os prêmios de “melhor direção”, “melhor atriz debutante” no New York International Film Awards e Oniros Film Awards. “Val” acompanha o presente e o passado de Valéria- vivida pela própria Ursula- uma fotógrafa que mora no interior e suas incertezas.

#visuais

Identidade Coletiva II
Centro Cultural Correios RJ
21 de janeiro a 19 de março
Terça a sábado, das 12h às 19h
Grátis
O artista plástico Bere abre a exposição, sob a curadoria de Carlos Bertão, trazendo seus famosos personagens, que traduzem a natureza humana. Suas pinturas são como filhos: nasceram de Bere, têm nome e fazem parte da história e da passagem do artista por este mundo. Bere utiliza acrílico sobre tela, spray e Caneta Posca. Em ‘Identidade Coletiva II’, além das telas, serão expostas reproduções seriadas das mesmas, impressas em Fine Art a jato de tinta mineral sobre canvas Hahnemühle.

Segunda Intervenção, com Rafael RG e Leonilson
Até 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.
Entrada gratuita
O arte_passagem faz um convite ao público para conhecer e vivenciar obras de grandes nomes da
cena contemporânea, com intervenções e performances gratuitas, conectando arte à paisagem e aos espaços. Dando continuidade às intervenções, esta segunda etapa do projeto apresenta ao
público um recorte da obra de Leonilson, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, estabelecendo um paralelo com Rafael RG, artista emergente de grande relevância na cena artística atual, que apresenta uma obra inédita e comissionada. Em contraponto a um conjunto de cinco adesivos de Leonilson exibidos ao redor da galeria-vitrine, um piano no centro do espaço materializa a pesquisa Vox Noturna, realizada por RG e apresentada pela primeira vez na SP-Arte.

Máscaras: fetiches e fantasmagorias
Paço das Artes
Terça a sábado, das 11h às 19h, e domingos e feriados, das 12h às 18h
Grátis
Com curadoria de Mirtes Marins de Oliveira, a exposição apresenta trabalhos de 15 artistas que desorganizam e reconfiguram a história da arte por maneiras únicas. A mostra coletiva conta com trabalhos dos artistas André Azevedo, Denilson Baniwa, Panmela Castro, Gustavo von Ha, Adão Iturrusgarai, Niobe Xandó, Leonilson, Giuseppe Capogrossi, Luisa Paraguai, Letícia Parente, Gretta Sarfaty, Antony Gormley, Martha Araújo, Efigênia Rolim, Gustavo Torrezan e Leonilson.

São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairada
Galeria Arte132
22 janeiro a 05 de março
Grátis
Próximo ao aniversário da capital paulista, ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e ao bicentenário da Independência do Brasil, a galeria Arte132 apresenta individual de José De Quadros. A mostra evidencia a realidade da capital longe das elites e enfatiza suas pluralidades, com obras repletas de elementos que remetem à periferia e ao entorno do ateliê do artista, localizado no Itaim Paulista, extremo leste da cidade. Por meio de pinturas e desenhos, José ressalta as minúcias do cotidiano, a arquitetura popular, varais, antenas de televisão e fios de alta tensão, uma alusão às questões sociais, políticas e culturais. São 40 obras expostas, que convidam o visitante a conhecer São Paulo a partir da narrativa de quem realmente está inserido na diversidade paulistana. O título da exposição, inspirado na obra Pauliceia Desvairada, de Mario de Andrade, propõe o alargamento do olhar sobre a capital paulista.

#literatura

“Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”
Sábado, dia 29/1, às 9h
Inscrições via Sympla
A poeta santista Anna Clara de Vitto ministra um encontro introdutório sobre biografia, autoficção e poesia, via programa de oficinas do portal Fazia Poesia. O evento — aberto, gratuito e com vagas limitadas — é uma introdução para a primeira oficina de 2022 promovida pelo portal, que acontece nas duas últimas semanas de fevereiro. A oficina pretende abordar com mais profundidade os fundamentos teóricos e práticos essenciais para a construção da linguagem poética. Annie Ernaux, Carolina Maria de Jesus, Marguerite Duras, Adília Lopes, Sylvia Plath e Audre Lorde estão entre as referências bibliográficas literárias elencadas pela ministrante, autora de Água indócil (Urutau, 2019) e Meada (ed. da autora, 2019).

Um dia esta noite acaba, de Roberto Elisabetsky
Ed. Boitempo
No dia 25 de janeiro de 1984, data em que a cidade de São Paulo comemorava 430 anos de fundação, milhares de pessoas se reuniam na Praça da Sé para gritar “Diretas, Já!” e exigir o fim de uma longa ditadura civil-militar. Enquanto assistem ao comício pela TV, Fernanda e seu filho, Ernesto, tentam encaixar esse novo acontecimento da história brasileira no mosaico do seu passado, marcado por um trágico desaparecimento. É nessa noite que recebem a visita de uma desconhecida, que traz revelações inesperadas sobre os eventos que marcaram suas vidas. Neste romance histórico, Roberto Elisabetsky entrelaça a história de uma família com a história recente de nosso país, por meio de uma estrutura que alterna a ação das personagens no dia do comício com recortes históricos de sua trajetória e a do Brasil, desde o fim da década de 1950 até aquela fatídica noite.

#cênicas

Hamlet: 16 x 8
Teatro Sérgio Cardoso – presencial e digital
28 de janeiro e 20 de fevereiro
Via plataforma Sympla Streaming
Interpretado por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antônio Rodrigues, o espetáculo foi concebido a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”. No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.

Trava Bruta
De 24 a 30 de janeiro, às 20h
Grátis, pelo YouTube do CCSP
Reserva de ingressos pelo link sympla.com.br/pomeiro

O espetáculo é um manifesto que parte da experiência transexual da autora Leonarda Glück para propor uma ponte e um embate entre o contexto artístico e a conjuntura política e social brasileira atuais no que se refere ao campo da sexualidade. O trabalho marca as comemorações de 25 anos de carreira da artista e também o seu reencontro com o diretor Gustavo Bitencourt.

#podcast

Inhotim Podcast
Em sua temporada de estreia Território Específico, composta por seis episódios, o ouvinte percorre os caminhos do Instituto entre jardins, obras, plantas e galerias. Realizado em parceria com a Rádio Novelo, que assina podcasts de sucesso como Praia dos Ossos e Foro de Teresina, o podcast busca trazer para o ouvinte o estado do espírito que Inhotim propicia a seu visitante. Ruídos de passos na grama, canto de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios junto com depoimento de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas. Com participação de Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins, Ayrson Heraclito entre muitos convidados e convidadas, o podcast conta com a apresentação da atriz Barbara Colen.

Radiocast
O podcast do Radioca está prestes a lançar sua terceira temporada. Depois de sua estreia em 2020, o programa traz desta vez oito episódios inéditos que vão ao ar quinzenalmente. O primeiro episódio é um bate-papo com o cantor e compositor soteropolitano Giovani Cidreira, que tem ganhado destaque no mercado da música contemporânea brasileira nos últimos anos. A apresentação fica por conta dos membros do time curador: o jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena, que se revezam no comando dos papos a cada gravação. Os próximos episódios ainda estão sendo definidos, mas alguns já estão certos. Um dos confirmados é um papo com o cantor e compositor Don L.

#gastronomia

Vinícola Campestre
Tradicional na região do Rio Grande do Sul, a  Vinícola Campestre chega em São Paulo com sua primeira loja no sudeste do país. No endereço, localizado em Pinheiros, entusiastas e amantes de vinhos podem conferir os rótulos exclusivos da produtora, sobretudo a linha Zanotto, premiada em diferentes países do mundo. Além de ponto de venda, a novidade está aberta para consumo no ambiente com menu rápido para harmonizar com queijos e embutidos, padaria artesanal, entre outras comidinhas que promovem uma experiência exclusiva.

By Koji comemora 10 anos
O restaurante especializado em alta gastronomia japonesa, completa 10 anos e, para celebrar, o chef Koji Yokomizo preparou um menu de sushis especiais (R$ 160), que fazem parte da história da casa. A seleção está disponível apenas no serviço de salão, até 20 de fevereiro, na unidade matriz, localizada no estádio do Morumbi. A experiência By Koji 10 anos apresenta entre os pescados, o sushi de Bluefin, de gordura entremeada que proporciona maior sabor e leveza; conhecido como “filé mignon do atum”, o sushi de Toro, peixe macio, amanteigado, que chega derreter na boca, e com o mesmo peixe na versão Niguiri, que leva na finalização gema de codorna; o sushi de Vieira, de sabor e aroma inimitável e finalizado com cebolinha; Buri, mais conhecido no Brasil como Olho de Boi, que é marcante no paladar; Aburi Shake, salmão maçaricado, levemente dourado por cima, suculento por dentro e com raspas de limão; o suave sushi Lula; Salmão selado trufas, massago, com cebolinha e pitada de flor de sal; Robalo marinado com molho de limão yuzu e servido com shissô; e o Dyo com Ovo de Codorna finalizado com molho tarê.

Publicidade

Destaque: Reprodução/@gloriagroove


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Canais Especiais Hypeness