Arte

J.R.R. Tolkien escreveu e ilustrou cartas do Papai Noel a seus filhos todos os anos de 1920 a 1943

Redação Hypeness - 26/01/2022 às 08:54 | Atualizada em 27/01/2022 às 09:13

Conhecido pelo universo fantástico de hobbits, elfos e anões, J.R.R. Tolkien tem um currículo de obras extenso e incrível. Mas nem todos os fãs do escritor inglês sabem de um outro lado de suas criações: Tolkien criava cartas “escritas pelo Papai Noel” para os seus filhos todos os anos. 

– A história de amor que inspirou o último livro de Tolkien vai partir seu coração

Desde que seu primeiro filho começou a acreditar no bom velhinho, Tolkien passou a criar as cartas para entregar aos pequenos. Os documentos, delicados e cheios de lindas ilustrações, eram entregues sempre no dia de Natal, ao pé da lareira da família, 

No começo, as cartas eram simples e com desejos genéricos de Feliz Natal. No entanto, ao longo dos anos, Tolkien passou a incrementar os cartões com ursos polares, astronautas, elfos e até uma linguagem inventada por ele: a Arktik.

Em 1976, uma das noras de Tolkien publicou as cartas escritas pelo sogro em forma de livro. A obra saiu no aniversário de três anos da morte do escritor.  

– 8 livros que vão virar série ou filme no Amazon Prime Video em 2022

Boa parte do livro foi reescrita por um computador. Porém, há alguns exemplos de cópias das cartas originais. Aqui está uma na introdução, uma carta de 1933. Ela fala do perigo, onde o Natal quase foi perdido para o ataque dos Goblins. O Natal de Tolkien tem mais elementos de violência do que a média.

Estou terrivelmente ocupado este ano — fico com a minha mão mais trêmula do que nunca quando penso nisso — e não muito rico. Na verdade, coisas horríveis estão acontecendo, e alguns dos presentes foram estragados e eu não tenho o Urso Polar do Norte para me ajudar e tive que mudar de casa pouco antes do Natal, então você pode imaginar que estado está tudo e você verá por que tenho um novo endereço e por que só posso escrever uma carta entre vocês dois”, diz o “Papai Noel” em uma das cartas mais fofas. 

 

Publicidade

Fotos: J.R.R Tolkien/The Father Christmas Letters


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness