Ciência

Lua de Gelo de Saturno pode ser ‘oceano disfarçado’ e com condições favoráveis à vida

Redação Hypeness - 28/01/2022 às 14:11 | Atualizada em 31/01/2022 às 14:08

A menor lua de Saturno pode abrigar um oceano interno líquido. A novidade foi publicada em um estudo científico na revista “Icarus”. Conhecido como Mimas, o satélite é uma das 82 luas do planeta e a que fica mais próxima dele.

– Astrônomos detectam a primeira atividade em cometa gigante além de Saturno

A lua de Mimas, a menor que orbita ao redor de Saturno.

Se Mimas tem um oceano, ele representa uma nova classe de mundos oceânicos pequenos e ‘furtivos’ com superfícies que não traem a existência do oceano“, disse Alyssa Rhoden, autora do estudo e cientista do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado, em um comunicado.

A lua Mimas fica a uma distância de 186 mil quilômetros de Saturno. Ela leva cerca de 22 horas para dar uma volta ao redor do planeta. Cientistas acreditavam que a lua fosse composta quase que totalmente por gelo, mas uma missão da Nasa, realizada entre 2004 e 2017, identificou a possibilidade de Mimas ter um oceano subterrâneo.

– Lua, Júpiter e Saturno formam conjunção e aparecem ‘próximos’; no céu; veja fotos

Como a superfície de Mimas tem muitas crateras, pensamos que era apenas um bloco de gelo congelado“, explicou Rhoden, que também é líder da Rede de Coordenação de Pesquisa de Mundos Oceânicos da Nasa.

Acontece que a superfície de Mimas estava nos enganando, e nosso novo entendimento expandiu muito a definição de um mundo potencialmente habitável em nosso sistema solar e além“, contou a cientista.

A lua de Mimas foi descoberta em 17 de setembro de 1789 por William Herschel, um astrônomo inglês. Mas foi só a partir das expedições da espaçonave Cassini que imagens detalhadas da lua foram obtidas.

Saturno.

Publicidade

Fotos: Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness